Documentos
Fórum de Anastácio participou da Semana Nacional do programa Registre-se, do Conselho nacional de Justiça
Depois da efetiva participação do Fórum da Comarca do município de Anastácio no programa Nacional Registre-se, que terminou na última sexta-feira dia 17, diversos benefícios continuam à disposição da população.
O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Anastácio, continua a praticar os atos de sua própria atribuição, como: fornecer Registro de Nascimento, de Casamento, Averbação de etnia e emissão de 2a via de certidões. Aliás, esta segunda via, é necessária para a emissão da carteira de Identidade (RG) para que não a possui.Os atos são gratuitos para as pessoas sem condições de arcar com os custos, sem que haja prejuízo de seu sustento ou de sua família.
Seleto público presente a cerimônia do programa Registre-se, no Fórum de Anastácio - Foto: Celine Regis / O PantaneiroDurante toda a semana passada, serventuários da justiça do Fórum da Comarca de Anastácio, estiveram empenhados nos atendimentos preconizados pelo programa Registre-se, desenvolvido pelo Conselho nacional de Justiça em todo Brasil.
O meritíssimo Juiz de Direito da Comarca do município de Anastácio, Luciano Pedro Beladelli, presidiu a cerimônia de adesão do Poder Judiciário do município em reunião realizada na tarde da última quinta-feira, dia 15, no plenário do Tribunal do Júri.
Autoridades que prestigiaram a cerimônia realizada no plenário do Tribunal do Juri - Foto: Celine Regis / O PantaneiroO juiz deixou claro, em entrevista exclusiva concedida ao O Pantaneiro, que “uma pessoa que não possui um documento, não consegue fazer absolutamente nada, ela vem à defensoria pública, não vai ser atendida. No fórum, a gente, a pessoa não tem documento, o que vai ser feito? Vai no INSS preencher algum benefício? Ela não existe e na Receita Federal, ela é inexistente também.”
Para exemplificar, houve a realização simbólica da oficialização de um casamento, durante o lançamento do Programa Registre-se. É a segunda vez que a Comarca de Anastácio aceita a iniciativa do CNJ de disponibilizar este trabalho à população.
É um trabalho “grandioso, porque ela proporciona grandes serviços a toda a comunidade, como alteração de nome, transformação, conversão de união estável em casamento e certidão de nascimento da pessoa indígena, constando ali que ela é de tal etnia”, esclarece Beladelli.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
FIQUE ATENTO
Exames ocorrem nos dias 8 e 15 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos devem estar atentos às orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
PERIGO
Fogo atingiu um compartimento de aproximadamente seis metros quadrados. Ação rápida das equipes impediu que as chamas se espalhassem para outras áreas do estabelecimento. Não houve vítimas.
Voltar ao topo