X

Educação e ressocialização

Projeto leva biblioteca em geladeira reciclada para escola de Piraputanga

Iniciativa do Fórum de Anastácio e Agepen amplia o incentivo à leitura e reforça ações de ressocialização na região

Compartilhe:

A-

A+

Alunos da Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana, passaram a contar com um novo espaço de leitura desde a última quinta-feira (02). A unidade recebeu a "Geladeira Literária", projeto que reaproveita eletrodomésticos descartados para transformá-los em bibliotecas comunitárias, reunindo livros e revistas disponíveis gratuitamente para empréstimo e consulta.

A iniciativa é desenvolvida pelo Fórum da Comarca de Anastácio em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). As geladeiras são recuperadas e adaptadas por internos do Estabelecimento Penal de Aquidauana, que participam do projeto como parte das ações de ressocialização.

A entrega contou com a presença do juiz Luciano Beladelli - da Comarca de Anastácio - e da equipe responsável pela iniciativa. Durante a cerimônia, os estudantes prepararam apresentações musicais para marcar a inauguração do novo espaço.

Projeto leva biblioteca em geladeira reciclada para escola de Piraputanga

Criado há quase três anos, o projeto já instalou 26 geladeiras literárias em escolas, centros de educação infantil, distritos rurais, aldeias indígenas, escolas pantaneiras e na Casa de Acolhimento. A iniciativa beneficia aproximadamente 10 mil pessoas nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Nioaque. A Geladeira Literária integra o projeto "Aromas, Sabores e Saberes do Pantanal", que reúne ações voltadas ao incentivo à leitura, educação ambiental e valorização da cultura regional.

Além das bibliotecas comunitárias, a iniciativa promove a distribuição de mudas de ipês produzidas pelos internos e atividades educativas voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento da identidade pantaneira.

"O projeto vai além da entrega de uma geladeira cheia de livros. Ele retira do meio ambiente um resíduo que seria descartado, promove a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e leva conhecimento e cultura a quem passa a ter acesso às obras", afirma o juiz Luciano Beladelli.

Projeto leva biblioteca em geladeira reciclada para escola de Piraputanga5

Com idealização dos policiais penais do Estabelecimento Penal de Aquidauana, o projeto surgiu com a proposta de aproximar a comunidade das ações de ressocialização desenvolvidas na unidade prisional. Ao longo do tempo, a iniciativa conquistou novos parceiros e ampliou sua atuação em diferentes municípios da região.

"A Geladeira Literária nos surpreendeu porque transpôs essa muralha. Ela levou para fora do presídio o trabalho desenvolvido pelos internos e mostrou à comunidade que a ressocialização pode transformar vidas", afirma a policial penal Eliane Luz, uma das idealizadoras.

"Não imaginávamos que o projeto alcançaria essa dimensão. Percebemos que a educação é o caminho para promover essa mudança de paradigma", completa a policial Andreia Diniz.

Projeto leva biblioteca em geladeira reciclada para escola de Piraputanga4

Animação

Entre os estudantes, a chegada da biblioteca também foi recebida com entusiasmo. A aluna Stefane Pissurno, de 14 anos, destacou que a iniciativa pode despertar ainda mais o interesse pela leitura entre crianças e adolescentes.

"Achei essa ideia maravilhosa. É uma forma de incentivar as crianças a lerem, ampliar o vocabulário e despertar ainda mais o interesse pelos livros. A leitura ajuda muito na escola e faz diferença no nosso aprendizado", diz a adolescente.

Ao mesmo tempo, o projeto também proporciona uma oportunidade de qualificação aos internos responsáveis pela recuperação, pintura e adaptação das geladeiras. Um deles é William dos Santos, que vê na iniciativa uma chance de adquirir novos conhecimentos e recomeçar.

"Me sinto orgulhoso e feliz por saber que um trabalho feito por nós vai levar alegria e leitura para tantas crianças. Nem todo lugar oferece uma oportunidade como essa. Cada dia eu aprendo um pouco mais e isso me faz pensar no futuro e na vida que quero construir quando sair daqui", afirma.

Projeto leva biblioteca em geladeira reciclada para escola de Piraputanga3

*Fotos: Divulgação

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PF entrega a Gilmar e Zanin íntegra de dados do celular de Vorcaro

Justiça

PF entrega a Gilmar e Zanin íntegra de dados do celular de Vorcaro

Material foi solicitado pelos ministros antes da sessão desta terça-feira; STF analisará relatório sobre suposta relação entre Vorcaro e Moraes

Morre jovem que mobilizou redes sociais após queda de caminhonete em MS

Luto

Morre jovem que mobilizou redes sociais após queda de caminhonete em MS

Arthur Basso Stefanello estava internado há quase um mês em São Paulo; durante o período de internação, ele chegou a apresentar sinais de melhora, mas acabou não resistindo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo