Para os que gostam de números, visando se posicionar a partir deles, há uma farta divulgação nos últimos dias. Até a Assembléia Legislativa do Estado divulgou os seus. Isto é reflexo do momento em que vivemos, que precede mais um pleito eleitoral. Pleito que em algumas instâncias vai adquirir a conotação de uma guerra. É o caso da disputa entre André Puccinelli e Zeca do PT pelo cargo máximo do Estado, como mostra texto do jornalista Valfrido Silva nesta edição.
Uma famosa e inevitável confrontação ganha força maior nesta época: quem fez mais? No plano estadual Zeca do PT já avisou, por exemplo, que vai mostrar com números que o governador André não fez as 40 mil casas que tem anunciado. Seriam bem menos, porque grande parte é fruto dos projetos habitacionais do governo federal. André, certamente vai rebater, lembrando que Zeca também usou do mesmo expediente nas casas de sua estatística, e assim por diante.
No plano local essa confrontação de números também é farta. Em um dos programetes veiculados no Rádio, esta semana, os apresentadores perguntaram que número é maior: 3 ou 1, para lembrar que os recursos destinados para atacar os problemas gerados pelas enchentes na gestão Fauzi superam a casa dos 3 milhões, contra uma cifra/média anual de 1 milhão de seu antecessor. Números como o total de casas em uma e outra gestão, têm sido constantemente citados nos últimos meses.
De todos os números projetados nas últimas semanas um é muito significativo, o das contrapartidas do município nas emendas apresentadas pelos deputados estaduais neste ano de 2010. O total de exatos R$ 168.566,71 vem de uma fonte importante: os impostos do IPTU pagos pelos contribuintes. A transparência do prefeito Fauzi Suleiman em relação a este uso talvez seja um diferencial importante. Neste sentido, é mais um referencial a ser buscado para confrontação.
Ao cidadão aquidauanense cabe uma reflexão sobre um problema real, nem sempre debatido. É assunto para ser levado, quem sabe, para os espaços de discussão que contribuem para a formação de consciência: o alto índice de inadimplência em relação à responsabilidade que todos tem relação ao IPTU. É sabido que até tempos atrás menos de 50% cumpriam com esse dever elementar.
Que neste universo de números que vão e números que vem tudo possa vir à tona, mesmo que as intenções daqueles que os publicam possam ser meramente eleitorais. Todos ganham com a transparência dos números.