As pesquisas até aqui divulgadas e as projeções feitas por analistas com bases nas coligações partidárias indicam que o ex-prefeito de Aquidauana, Felipe Orro, pode ser um dos integrantes da próxima composição da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Nesta lista entra também, com folga, Jerson Domingos, que conta com o apoio do atual prefeito, Fauzi Suleiman. Correndo por fora estão o ex-prefeito e ex-deputado Raul Freixes e o incansável Tião Sereia. Para quem deseja o melhor para a região e torce pela sua reinserção no mapa dos municípios mais pujantes do Estado esses indicativos são bons.
Aquidauana tem os problemas crônicos da maioria dos municípios interioranos do país e que estão sendo atacados pela atual administração. Um deles, o desemprego. Nesta semana, com o encerramento dos cursos de montagem e manutenção de computadores, bolos e tortas decoradas, vestuário, balconista/vendedor e garçom a Gerência de Desenvolvimento Social atingiu a marca histórica de 873 qualificações em menos de dois anos, nas mais diversas áreas. Este é um bom exemplo para os que apostam nos “dias melhores” cantados pelo Skank.
Mas, os dias melhores sonhados por todos passam necessariamente pela aproximação das duas forças políticas mais significativas, hoje, do município: Fauzi e Felipe. Obviamente isto é difícil de acontecer no campo político, pois ambos representam forças antagônicas que polarizam discussões históricas por aqui. Mas, o ideal de que Fauzi e Felipe lutem pelo bem comum, que extrapola interesses pessoais e de grupos políticos, deve ser cobrado pela população. Essa, por seu turno, precisa ter cuidado para que as paixões por um e outro não extrapole os limites do bom senso.
É certo que tanto Felipe e Fauzi, têm noção do que um e outro representam para Aquidauana. Independente da avaliação que se faça do projeto administrativo de cada um, eles são representantes de uma população que anseia por viver num município que “não pare” e que “se desenvolva” cada vez mais, ideais indicados nos slogans das duas administrações. Assim, embora seja inevitável que briguem no campo das idéias de como alavancar esse desenvolvimento, não permitindo que a cidade pare no tempo e no espaço, precisam ser coesos naquilo que for bom em um e outro projeto. Falando nisto, que se mirem no exemplo do Antonio da “Coeso” que embora ligado politicamente a Felipe, “por amor a Aquidauana” tem apoiado as boas idéias do gestor atual.