X

O campus Aquidauana do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) certificou 89 mulheres em dois cursos de qualificação profissional oferecidos por meio do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal. A entrega dos 64 certificados às concluintes do curso de empreendedorismo e 25 dos certificados às formadas no curso de confecção de faixa pantaneira foi realizada nesta semana, em cerimônia no auditório do campus I da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
 
A coordenadora do Mulheres Mil no município, Hilda Romero, destaca a contribuição do programa na promoção da autonomia das participantes. ?A elevação do nível de escolaridade e a profissionalização dessas mulheres abrem caminhos para a independência financeira e o resgate da cidadania?, apontou.
 
A execução do programa levou em conta o perfil das estudantes de cada curso. ?Algumas mulheres de empreendedorismo trabalhavam de forma autônoma, mas sem lucros, então nas aulas foram tratados temas como planejamento financeiro e gerenciamento de renda. Já em faixa pantaneira, a maioria sabia trabalhar com artesanato e crochê. O curso certificou saberes e resgatou a história e a cultura do Pantanal?.
 
Os trabalhos das alunas do curso de faixa pantaneira ficaram expostos na mesa de autoridades durante a cerimônia de certificação. Estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Relações Institucionais do IFMS, Carla Burdzinski, o diretor-geral do campus Aquidauana, Delmir Felipe, o diretor de ensino, Nilson Oliveira, além de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e da Secretaria de Estado de Educação.
 
Realizando sonhos
 
Aprender a fazer as faixas pantaneiras era um dos desejos que a aluna Célia Cristina Silveira, 46, nutria desde a época em que trabalhava em uma fazenda, no Pantanal.
 
?Uma vez ofereceram um curso de faixa para o pessoal, mas eu não pude fazer porque era cozinheira. Esperava há muito tempo aprender porque sempre achei as faixas muito bonitas?, revelou.
 
Além da ligação com o Pantanal, Célia encontrou na própria família motivação para o curso. ?Meu marido é peão das comitivas, e fiz a primeira faixa para ele durante o curso. Depois que comecei as aulas, até meus filhos quiseram aprender a fazer. Pretendo comprar um tear e confeccionar outras faixas?.
 
Agora qualificada, os planos ultrapassam o âmbito familiar. Junto com outras duas alunas do curso, ela espera montar uma cooperativa para comercializar as faixas produzidas. ?Nossa intenção é começar o trabalho a partir de janeiro?.
 
Mulheres Mil
 
As aulas tiveram início em junho, com dois encontros semanais durante seis meses. Além da formação específica, as alunas também assistiram a aulas de português, matemática e informática, entre outras disciplinas. A carga horária total foi de 200 horas.
 
Foi a segunda cerimônia de certificação que o campus Aquidauana promoveu por meio do Mulheres Mil. No ano passado, 63 mulheres de Anastácio finalizaram o curso de panificação e confeitaria.
 
Em 2013, além das alunas de Aquidauana, o IFMS certificou também 83 mulheres do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, e 27 alunas do curso de arte em cerâmica, ofertado em Coxim.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo