X
Piraputanga

Artesão e marceneiro, Zé Descamisado não veste uma camiseta há 40 dias

Há 37 anos homem adotou estilo de vida de ficar a maior parte do tempo sem camisa

Compartilhe:

A-

A+

Em região onde os termômetros chegam facilmente aos 40 ºC, José Genaro Ferreira Costa, 59 anos, adotou um hábito conveniente. Há 37 anos é conhecido pelos moradores do Distrito de Piraputanga, em Aquidauana, como José Descamisado. Segundo ele, a última vez que vestiu uma camisa foi há cerca de 40 dias, para se proteger de mosquitos.


Andar sem camisa virou estilo de vida para o artesão e marceneiro que sobrevive da fabricação de instrumentos musicais. "Não pensei, um dia tirei a camisa e não coloquei mais", disse. Apesar do apelido, eventualmente, em ocasiões especiais ou quando o tempo fica raramente frio, ele cobre a parte de cima do corpo. "Às vezes não tem jeito".


Porém, como o clime da região é quente a maior parte do tempo, Zé Descamisado vai à festas, às compras e até mesmo à igreja sem camisa. Por causa do hábito, ficou famoso e é personagem respeitado. "Agora ninguém se importa mais, já se acostumaram comigo. Antes o pessoal ficava zangado, mas hoje em dia não tem mais problema não", explicou.


O homem já foi casado, tem um casal de filhos e disse que vive em paz com a ex-mulher, quem considera como amiga. Além da fama de sem camisa, também é conhecido pelo bom trabalho que presta aos artistas, fabricando violões, violas, cavaquinhos e outros instrumentos. "Vem gente de longe aqui só para me conhecer. Eu gosto disso".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo