“Isso tudo vai passar. A questão é quanto isso vai custar”, diz o doutor Jamal Suleiman
Kamila Alcântara
Publicado em 20/03/2020 às 15:15
Atualizado em 10/09/2026 às 14:08
Crédito do vídeo: Kamila Alcântara e Rhobson Lima
Medidas drásticas estão sendo tomadas em cidades como Campo Grande para que as pessoas entendam a importância de ficarem em casa, principalmente os idosos. O doutor infectologista aquidauanense Jamal Suleiman, que atua no Hospital Emílio Ribas em São Paulo, conversou com O Pantaneiro sobre essas medidas emergenciais.
Só em Mato Grosso do Sul, balanço epidemiológico desta quinta-feira (19), divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) tradicionalmente às 16h, são nove casos confirmados, todos em cidades vizinhas a Aquidauana e que já estão aplicando medidas de segurança. Sidrolândia, por exemplo, irá ter toque de recolher e em Campo Grande os passes de ônibus gratuitos foram suspensos.
“Não tem que ir ao banco resolver algo, não tem que viajar. É hora de ficar em casa! A pandemia tem um tipo de distribuição em cada lugar que chega. Nesse momento o que tem que fazer é seguir as recomendações das autoridades de saúde local, incluindo isolamento. Se isso não acontecer, temos que rapidamente proteger as pessoas com mais idade. Os idosos devem ter o mínimo de contato com o ambiente externo”, enfatiza Jamal.
O infectologista lembra que não é hora de estar em rodas de tereré ou churrasco com os amigos. Mas pode ser o momento de aproveitar para dar uma fiscalizada na situação do quintal para que não precisemos enfrentar uma epidemia de dengue também.
“Coronavírus é uma virose e os sintomas são iguais os da dengue. Aproveite para tirar aquele bando de cacareco do quinta que pode acumular água e faça isso rápido, para facilitar a vida de todo mundo, principalmente dos médicos. O mosquito vive nessas tranqueiras que deixam em casa”, destaca.
Jamal ainda informou as medidas de higienização que podemos tomar durante esse período. Uma delas é cantar “parabéns a você” duas vezes enquanto lava as mãos, pois até terminar deu o tempo necessário para lavar bem. Coloque um pouco de água sanitária na água e limpe superfícies e puxadores, além de lavar os alimentos.
“Muitos desqualificam, mas temos sorte de ter o SUS (Serviço Único de Saúde], pois é ele que vai segurar esse rojão. É necessário que agora todos tomem uma atitude de prevenção. Isso tudo vai passar, mas a questão é o quanto vai custar”, concluiu o médico.
- Jamal Suleiman nasceu em Aquidauana. Possui graduação em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1983) e residencia-medica pelo instituto de infectologia Emilio Ribas (1986). Atualmente é titular de cargo efetivo do instituto de infectologia Emilio Ribas, referência em São Paulo.
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Educação
Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola
Voltar ao topo