X
Aquidauana

Dia do Radialista: com 45 anos de profissão, Benites se curou de um câncer através do rádio

Radialista descobriu câncer de garganta e abraçou o rádio para superar a doença

Compartilhe:

A-

A+

Com 45 anos exercendo a profissão de radialista, Luiz Carlos Benites, tem muito o que comemorar nesta quarta-feira (21), Dia do Radialista.

Graças ao rádio e sua profissão, ele diz que se curou de um câncer de garganta, descoberto ainda na juventude. Ao O Pantaneiro Benites contou sua história que faz parte da trajetória do rádio em Aquidauana. Ele começou no meio de comunicação com 21 anos de idade, em 1977, a convite do Jeter de Oliveira gerente da rádio Difusora. 

Benites é conhecido como "Papai"

Ele era gerente comercial, realizava comentários esportivos durante transmissão de jogos. Ele diz que se afastou por um período e retornou de vez aos 25 anos, com muita superação após enfrentar um câncer.

“Passei por um período de saúde complicado. Tive câncer na garganta e passei por cirurgia, por isso fiquei esse tempo afastado. O médico daqui de Aquidauana disse que eu teria um ano de vida e que não falaria mais. Os médicos de Campo Grande disseram que eu teria de seis meses a dois anos de vida. Depois fui para São Paulo, onde fiz radioterapia e quimioterapia.”

Ele diz que resolveu abraçar o rádio ao passo que tratava a doença como uma forma de cura.

“Eu estava em recuperação e cuidando da voz. E resolvi, mesmo tendo uma profissão paralela, abraçar ao rádio. Através do microfone era uma forma de eu enfrentar a realidade e não aceitar que o câncer na garganta tomasse conta da minha vida. Eu utilizei os microfones, a minha voz e que fosse ecoada em todos os recantos de Aquidauana, Anastácio e principalmente nas regiões de colônias e distritos pantaneiros.”

 

Ele diz que além dos comentários esportivos passou a fazer programas de estúdios, em várias rádios da região. Durante sua trajetória, ele teve a oportunidade de ser lançado por Mauro Lúcio Ortiz e Ney Gabriel Azambuja. “Trabalhei com grandes nomes e que hoje já não existem mais, e estão em outro patamar.”

"Papai" apresenta o Sábadão da Alegria na  Rádio Nova FM

“O rádio me deu uma facilidade de levar a minha voz para aqueles que não voz, e nem vez. Hoje faço rádio aos fins de semana, das 7h às 10h da manhã onde apresento o programa ‘Sabadão da Alegria’ na Nova FM 103.5 em Anastácio. 

Luiz Carlos Benites, trabalhou nas Rádios AM Difusora e Independente e Pantaneira de Anastácio. Nas rádios FM foram: FM América 100.9 e também FM Pan; 87,9 Rádio Comunitária.

Transmissão de jogos

“Comecei no rádio e com muito orgulho. Tenho boas lembranças da minha vida no rádio. Conheci o Maracaná, e o Morumbi onde transmitimos jogos importantes do Campeonato Brasileiro, e vivenciamos a fase áurea do nosso futebol em 1977, onde o nosso Operário Futebol Clube foi o terceiro colocado entre 44 clubes que disputavam”, disse ele.

Falando um pouco sobre os radialistas que marcaram épocas no rádio Aquidauanense, Benites diz que a rádio Difusora, por exemplo, tinha um programa chamado “Mensagem Social”, apresentado pelos locutores Wilson Batista, Sadir Soares e naquele tempo as informações eram repassadas para todas as pessoas da região pantaneira, e era um programa de recados.

“Dizia ‘atenção seu Pedro separa o gado que estaremos indo para vacinar’, ou ‘alô dona Maria seu filho esteve no médico e logo voltará para casa’. Somos intermediários, através do rádio conseguimos alimentos, remédio, cama, colchão, agasalhos, enfim, o rádio nos dá oportunidade de conhecer novas pessoas. Nós podemos ser úteis.”

Ronaldo RegisRonaldo Regis e Benites na cabine do Estádio Noroeste pela Rádio Difusora de Aquidauana

Ele diz que com a modernidade atual, muita coisa mudou, mas que na data de hoje quer abraçar todos os companheiros do rádio. “Não vou citar nomes pois posso cometer injustiças.”

Ao finalizar a entrevista com O Pantaneiro, Benites destacou que a modernidade facilitou a vida do radialista, desde as trasmissões, a melhoria do som, mas que o bom e velho modelo do Rádio continua a fazer parte da vida das pessoas. 

“Antigamente fazíamos a solicitação da linha para transmissão, era um deus nos acuda. Era fios enrolando um no outro. Hoje temos microfones sem fio, temos a internet a disposição e não precisamos mais pedir linha. Eu sou radialista a moda antiga, não sou operador de mesa, e tenho meus colaboradores. Hoje os radialistas operam a mesa e conduzem, então temos vozes vibrantes que fazer do rádio a alegria do povo. Ser radialista é um orgulho e eu defendo essa classe. Desejo a todos tudo de melhor.”

Benites entrevistando o Presidente do Aquidauanense Futebol Clube, João Garcia

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo