X

Hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência data que marca a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência. Para celebrar o dia, um grupo de pessoas com deficiência fez uma manifestação da Praça dos Estudantes em Aquidauana.

 

De acordo com Ricardo Suleki, o objetivo da ação foi chamar atenção para uma maior acessibilidade às pessoas portadoras de alguma deficiência. “Temos ruas com muito difícil acesso aqui na cidade devido aos paralelepípedos do asfalto”, comentou.

Outro ponto ressaltado por Ricardo, que possui deficiência motora, é em relação ao comércio da cidade. “Pedimos que os lojistas também respeitem o nosso espaço”.

O principal objetivo da acessibilidade é garantir às pessoas o direito de transitar em espaços urbanos sem a interferência de barreiras que as impedem de conviver ou circular livremente. É importante ter em mente que o objetivo da inclusão é fazer com que o espaço seja adaptado para os usuários, e não o contrário.

Entre os elementos para a acessibilidade se tem banheiros e elevadores adaptados, piso tátil, rampas, vagas exclusivas para cadeirantes, gestantes, idosos, entre outras.

 

1 / 3

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Operação Pré-Piracema reforça fiscalização nos rios de MS

Meio Ambiente

Operação Pré-Piracema reforça fiscalização nos rios de MS

Ação segue até 05 de novembro e terá patrulhamento terrestre e fluvial; defeso começa no dia 01º no Rio Paraná e no dia 05 no Rio Aquidauana e demais rios sul-mato-grossenses

Exame não aponta lesões no corpo de jovem encontrado no Rio Aquidauana

Afogamento

Exame não aponta lesões no corpo de jovem encontrado no Rio Aquidauana

Welliton Martins Benites estava desaparecido desde sábado; corpo foi localizado por um pescador a cerca de 300 metros da Ponte Boiadeira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo