X
Levantamento

Aquidauana aparece entre municípios com mais registros de araras-azuis

Foram 41 contagens em território aquidauanense, rendendo a sexta posição no ranking geral; Mato Grosso do Sul liderou entre os estados, com 493 araras avistadas

Compartilhe:

A-

A+

Aquidauana registrou 41 araras-azuis durante a segunda edição do Big Day das Araras Azuis, realizada nos dias 01º e 02 de agosto. A mobilização reuniu observadores de diferentes regiões e contabilizou 1.313 aves na natureza, sendo 1.095 no Brasil, 208 na Bolívia e 10 no Paraguai.

No levantamento brasileiro, divulgado nesta sexta-feira (04), a espécie foi registrada em 31 municípios de seis estados, sendo eles Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Goiás, Bahia e Tocantins.

Mato Grosso do Sul teve o maior número de registros, com 493 araras-azuis, seguido por Mato Grosso, com 293, e Pará, com 240. Goiás contabilizou 54 aves, enquanto Bahia e Tocantins tiveram 10 e cinco registros, respectivamente. Os dois últimos estados não haviam registrado a espécie na edição anterior.

Aquidauana aparece entre municípios com mais registros de araras azuis2

Miranda e Corumbá entre os destaques

O resultado também colocou municípios de Mato Grosso do Sul entre os primeiros colocados no levantamento. Miranda ficou em terceiro lugar no ranking nacional, com 165 araras-azuis, enquanto Corumbá apareceu na quarta posição, com 131, e Rochedo, na quinta, com 55. Aquidauana, com 41 aves, também esteve entre os municípios com maior número de registros.

Na liderança ficou Barão de Melgaço (MT), com 261 araras-azuis, seguido por Canaã dos Carajás (PA), que registrou 182.

Para a presidente e fundadora do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes, os dados ajudam a compreender mudanças na distribuição da espécie e podem orientar estratégias de conservação diante dos desafios ambientais e climáticos.

“Eles podem nos auxiliar muito, por exemplo, se a gente verificar que onde tinha antigamente a ocorrência de araras azuis não está ocorrendo mais, a gente precisa identificar que fatores levaram aquela diminuição ou extinção local e elaborar alguma estratégia para que ela volte a ocorrer”.

Aquidauana aparece entre municípios com mais registros de araras azuis3

Expedição confirma presença no Tocantins

Uma das novidades desta edição ocorreu no Tocantins. Como não havia registros no estado durante o Big Day de 2025, o Instituto Mamede, sediado em Campo Grande, mobilizou uma equipe para percorrer o Jalapão.

A bióloga e educadora ambiental Maristela Benites, Gabriela Mamede e Simone Mamede participaram da expedição, que confirmou a presença da arara-azul no estado. Apesar da descoberta, a equipe registrou apenas cinco indivíduos, número inferior ao encontrado em 2019, segundo Maristela.

Participação vai além da contagem

O Big Day também contou com ações de educação ambiental e comunicação. No Pará, o influenciador digital Vando Douglas participou da contagem e ajudou a divulgar o trabalho de pesquisa e conservação.

No Ceará, onde não há ocorrência de araras-azuis livres na natureza, a campanha foi apresentada por meio de atividades educativas realizadas pelo Ecopoint Parque Ecológico e pelo Zoológico de São Francisco.

A iniciativa reuniu mais de 200 pessoas nos três países, incluindo participantes que não encontraram as aves, mas contribuíram para a mobilização em torno da conservação.

Para o Instituto Arara Azul, os 1.313 registros de 2026 são resultado do esforço coletivo para acompanhar a distribuição da espécie e ampliar o conhecimento sobre sua ocorrência no Brasil e em outros países da América do Sul.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo