24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Resistência

Dia da Consciência Negra: professores produzem material audiovisual na Furna dos Baianos

20 NOV 2020 - 10h00min
Kamila Alcântara

Hoje (20) é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data para relembrar a luta dos negros contra a opressão racial no Brasil. O Pantaneiro conversou com a doutora em geografia da UFMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana Ana Paula Batarce que, juntamente com o professor Fábio Faria - do Instituto Federal, desenvolvem o projeto de extensão e mostra audiovisual “Negritude em Debate”.

Padaria Dois Irmãos_02
Registro feito na Furna dos Baianos, em Aquidauana

Segundo compartilha a professora, como observadora e pessoa negra, ela acredita que a temática étnico-racial é tratada de forma muito superficial nos cursos de licenciatura nas universidades. Essa superficialidade chega ainda mais rasa nas escolas de ensino básico, que acabam aplicando de forma falha a Lei 10.639 de 2003.

Na foto está Bruna de Oliveira, de Aquidauana, e faz parte da mostra Negritude em Debate. (Foto: Reprodução Instagram)

Para quem não conhece, essa Lei tornou obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas brasileiras. “Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministradas no âmbito de todo o currículo escola”, está na Constituição.

“O projeto ‘Negritude em Debate’ tem como objetivo proporcionar e trazer histórias da cultura afro-brasileira às Universidades, para que essa temática seja trabalhada nas escolas, conforme a Leia. Elaboramos, então, dois materiais audiovisuais: a mostra fotográfica e um documentário, produzidos na Comunidade São Benedito da Tia Eva de Campo Grande e na Furna dos Baianos em Aquidauana”, explica Ana Paula. 



Hoje, a professora Ana Paula estará falando sobre o seu trabalho nas comunidades em uma palestra on-line, a partir das 18h30, com acesso disponível neste link. Os materiais fotográficos também estarão sendo disponibilizados no Instagram @negritudeemdebatems e os participantes terão acesso ao teaser do documentário, que é exclusivo para o uso em sala de aula.

Comunidade Furna dos Baianos

Localizada entre os distritos aquidauanenses de Camisão e Piraputanga, a comunidade quilambola Furna dos Baianos foi criada em 1952, quando um grupo de dez famílias baianas compraram as terras, ali estabeleceram residência e vivem até hoje.



Cercados de belezas naturais e banhados pelo Córrego das Antas, os moradores da comunidade denunciam a sujeira deixada no local de uns tempos para cá, gerando muitos transtornos com a degradação dos munícipes.

“O córrego é excelente para se banhar, está localizado em meio às chácaras, ou seja, em propriedade particular, mas possui fácil acesso. Os moradores compartilharam conosco, durante o trabalho, que estão sofrendo muito com a arruaça feita por quem vai ao local. Então eles colocaram placas proibindo a entrada e tentar evitar a degradação do local”, conclui a pesquisadora.
 

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Juntos até na hora da morte, casal se despede da vida com diferença de minutos um do outro

2
Policial

Mãe matou e foi passear com bebê já sem vida na casa de amigas em Campo Grande

3
Policial

Fazenda em Anastácio é invadida e caso é registrado na polícia

4
Geral

Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Oral Sin Implantes comemora 1 ano de sorrisos perfeitos

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

É...

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Conveniência Millênium

Rua Sete de Setembro, s/n Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6346 / 840
Telefones Úteis

Corpo de Bombeiros - 7º SGB

Leônidas de Mattos, 464 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2900/193
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo