X
Dr. Vitor Maksoud

É preciso saber ( IV)

Compartilhe:

A-

A+

O assunto dessa semana a ser abordado é acerca de etapas em que se desenvolve a Santa Missa e que acredito que muitas pessoas desconhecem como e o caso de cada etapas das mesmas e que no meu caso principalmente, eu desconhecia o seu desenrolar e o seu significado.

A seguir passamos exemplificar algumas situações que se seguem , a saber:

Você Sabia Que: Cálice -é uma taça de metal ou outro material nobre onde se coloca o vinho que vai ser consagrado na eucaristia ou missa.

Você Sabia Que: Sanguinho - é uma toalhinha branca. Serve para enxugar o cálice , a âmbula e a patena após a comunhão.

Você Sabia Que: Altar ou Mesa- local onde se celebra a eucaristia .É símbolo de Cristo e deve estar sempre coberto com uma toalha branca.

Você Sabia Que: Manustérgio - vem da palavra latina " manus " , que quer dizer mão,é utilizado para enxugar as mãos do celebrante , no ofertório .

Você Sabia Que: Patena - é um pratinho de metal .Sobre ele se colocam as hóstias para serem consagradas.

Você Sabia Que: Pala- pequeno cartão quadrado, coberto de linho branco, que serve para proteger o cálice durante a celebração eucarística.

Você Sabia Que: Corporal- é uma toalhinha quadrada de aproximadamente 50cm de lado que serve para colocar o corpo de Jesus.

Você Sabia Que: O Corporal- possui este nome porque sobre ele se coloca o Corpo e o Sangue ( pão e vinho) de Cristo no Altar.

Você Sabia Que: Âmbula , Cibório ou Pixide -podem ser de metal, vidro ou madeira e são semelhantes ao cálice .Neles se colocam as Hóstias consagradas para guardá-las no sacrário.

Você Sabia Que: Galhetas- são duas jarrinhas de vidro.Em uma vai a água ; na outra , o vinho, para serem usados na celebração da missa.

Referência: Agenda Bíblica 2006 Ano B- Marcos

VITOR MAKSOUD
Médico

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo