X
Gabriel Novis Neves

O Enem e as cotas

Compartilhe:

A-

A+

Fui procurado por um jornalista para conversarmos sobre os dois assuntos do momento: o Enem e as cotas nas universidades.
 
A grande mídia não tem tido espaço para uma ampla discussão sobre nossos mais sérios problemas educacionais, devido à agenda cada vez mais cheia de escândalos públicos.
 
Dizem os entendidos que a cada semana um ministro será 'homenageado' pela VEJA.
 
Como são quase quarenta ministros, temos uma novela de boa duração.
 
O favorito para uma explicação sobre o que se passa com a educação brasileira, com o ensino superior em greve há mais de noventa dias, o Enem, as cotas e a péssima qualidade da nossa educação pública, é o novo Ministro da Educação.
 
Com relação ao Enem existe um fator que a nossa cultura popular tem a solução ideal: ?Numa casa de caboclo, um é pouco, dois é bom e três é demais.?
 
Anular três provas sucessivas do Enem é demais! Novos rumos precisam ser tomados. Em um país onde os resultados das eleições para presidente da República são conhecidos após quatro horas do início da apuração, é inaceitável a anulação nacional ou regional, de uma simples prova do Enem.
 
Não há motivos justificáveis para esse procedimento extremo, a não ser por desconfiança de corrupção. Quando esse mal contamina a educação, o prognóstico de uma sociedade mais justa com oportunidades para todos, fica distante da esperança da nossa gente.
 
Um bom ensino fundamental e médio, com avaliação feita pela própria escola, automaticamente acabaria com o vestibular ou Enem.
 
Na universidade, os alunos que não atingissem as metas do conhecimento, seriam eliminados do sistema, e aproveitados, com dignidade, no mercado de trabalho não universitário.
 
O trajeto educacional seria a educação infantil, ensino fundamental, médio e o ingresso na universidade. Esse modelo um dia já funcionou no Brasil, e foi abandonado por falta de investimentos na educação.
 
Como consequência, temos professores com excesso de carga horária, desmotivados e com pouca ou nenhuma oportunidade de atualização.
 
Escolas com espaço físico inadequado ao ensino, onde faltam laboratórios, bibliotecas, museus, auditórios, quadras poliesportivas e locais para atividades de recuperação de aprendizagem.
 
Como o governo não investe em educação básica e continua priorizando a criação de faculdades de medicina, direito e engenharia, inventaram essas avaliações tipo Enem para acesso na universidade, que é um lugar proibitivo para a maioria dos jovens brasileiros.
 
E a qualidade do nosso ensino, em todos os níveis, cada vez piora. É uma vergonha a colocação do Brasil no ranking mundial, e o governo na maior cara de pau apresenta números e mais números para esconder o que todos vemos e sentimos.
 
As cotas nas universidades é o resultado dessa desastrosa política educacional. Se o governo colocar o ensino básico como prioridade nacional e conceder cotas de bolsas, para capacitação dos seus professores, a educação brasileira passa a ser competitiva e podemos até em pensar em um Prêmio Nobel.
 
O lamentável é o governo fazer tanta marola e enganação, tentando resolver esse sério problema pelo ápice da pirâmide educacional.
 
Simplicidade e modéstia, gestores oficiais do século XXI! O mundo tem bons exemplos para corrigir essa doença: -  Aluno em tempo integral no ensino básico, com escolas dignas e professores qualificados e bem remunerados.
 
Não percamos tempo discutindo o ingresso dos alunos na universidade, enveredando pelo caminho da discussão política e esquecendo-se do seu futuro, que hoje desembocam em vistosos diplomas e festas para comemorar o título de analfabetos funcionais.
 
Diz o ditado popular que o início começa pelo início. Assim é a educação. A boa educação inicia-se pelo início do processo, que é a educação infantil - e oportunidade de estudar para todas as crianças.
 
Quando a lei não é cumprida, enfrentamos o Enem e cotas, para entrarmos no sistema universitário público, que só abriga 30% dos nossos universitários.
 
 
Gabriel Novis Neves 
 
12-08-2012

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo