X
Gabriel Novis Neves

Acabrunhado

Compartilhe:

A-

A+

O termo acabrunhado, aliás, muito pouco usado, mostra bem o estado de espírito em que se encontram os brasileiros mais sensíveis.
 
Uma mistura de timidez com apatia justifica bem o desencanto que as novas práticas políticas vigentes nos trouxeram.
 
Cinismo generalizado - moda no mundo pós-moderno - nos mostram criaturas desinteressadas pelo momento presente e, o mais grave, incrédulas num futuro promissor.
 
A participação plena na cidadania, e também nas demais atividades na vida, precisa, prioritariamente, de entrega total ao que se faz.
 
Quando condições adversas de desencanto tomam conta dos nossos sentimentos, imediatamente o nosso sistema nervoso reage através de apatia ou de violência.
 
Estamos observando no momento a hipertrofia de ambas, igualmente maléficas.
 
No âmbito pessoal, dado os grandes desencontros afetivos que a sociedade moderna nos propõe, o acabrunhado é uma figura muito comum, fruto de uma sequência de ansiedades e decepções.
 
O nível fantasioso, de um modo geral é muito alto. Manifesta-se desde a infância e vai sendo estimulado pela vida afora. Somos constantemente tentados a comprar estados de felicidade perenes que nos oferecem, seja através de aquisições de objetos de consumo, seja através da propaganda do erotismo, seja através da hipertrofia das relações afetivo-sexuais.
 
Como sempre, as expectativas são sempre muito maiores que a realidade.
 
Daí resulta porque vemos com tanta frequência os chamados acabrunhados ambulantes, um bando de seres vagando do pouco para o nada e nos quais está ausente o lindo brilho do olhar.
 
Nesse contexto, é fácil entender esse estado de acabrunhamento, já que as forças necessárias para o desenvolvimento da plena cidadania vão se perdendo na avalanche aterradora dos fatos.
 
Enfrentamento demanda sempre muita saúde física e mental.
 
 
Gabriel Novis Neves

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo