Recebi de Benedito Pedro Dorileo um interessante artigo sobre o plural de uma das paixões dos brasileiros.
Estou me referindo ao plural da palavra gol - a entrada da redonda para dentro da casa do goleiro, podendo ou não beijar a sua rede protetora.
O gol é o ponto culminante do prazer dos amantes do futebol.
A Copa do Mundo está chegando, e a mini copa chamada de Copa das Confederações será realizada daqui a três meses em algumas capitais do Brasil.
Dorileo pergunta aos seus leitores e discípulos, com a autoridade de membro da Academia Mato-grossense de Letras, professor de português e estudioso da nossa gramática, qual a forma correta do plural da palavra gol.
O estudioso mestre diz que é gois, e não gols, como tradicionalmente todos falam.
?De fato, temos: farol, faróis; sol, sóis; anzol, anzóis; rouxinol, rouxinóis; renol, renóis; paiol, paióis.?
Palavras terminadas em ?ol? trocam o ?l? por ?is? quando no plural.
No seu artigo ?Plural de gol?, Dorileo presta um enorme serviço aos estudiosos do nosso idioma.
Aurélio, o pai ?dos burros?, acrescenta ?ser incoerente o plural gols para uma palavra aportuguesada. Contudo, parece-nos difícil se venha a fugir desse barbarismo?.
?Não temos língua brasileira, refúgio dos desconhecedores do idioma. Conhecer a Língua Portuguesa não é privilégio de gramáticos, senão dever de todos que prezam a sua nacionalidade.?
Seria um bom início de valorização da língua brasileira se nos jogos da Copa do Mundo os nossos locutores, comentaristas e jornalistas começassem a narrar, comentar e escrever que o Brasil precisa marcar mais gois nos seus jogos internacionais para ganhar o campeonato.
?Usemos gois com a simpatia nacionalista dos comunicadores do apaixonante esporte.?
Está reproduzido o atual assunto de não se observar as regras gramaticais, como recentemente fez o Ministério da Educação (MEC) na correção das provas com pontuação máxima do ENEM, motivo de escândalo levantado pela Rede Globo.
Erros grosseiros e primários foram considerados certos pelo ministério que deveria zelar pela nossa gramática.
O Botafogo ganhou a Taça Guanabara, porque marcou mais gois que o seu adversário na partida decisiva.
Gabriel Novis Neves