X
Gabriel Novis Neves

Educação ou Simpatia?

Compartilhe:

A-

A+

Foi comovente o esforço da nossa mídia, diante do vexame sofrido no futebol durante as partidas da Copa do Mundo no Brasil, em exaltar a nossa hospitalidade e, especialmente, a nossa educação. 
 
Será que o povo brasileiro é educado formal e informalmente? 
 
No dia a dia ficamos decepcionados com a ?gentileza educacional? da nossa gente. 
 
Somos pessimamente tratados nas coisas mais simples da vida. 
 
Uma simples comunicação telefônica, que evitaria sérios transtornos, muitas vezes é praticamente impossível de ser conseguida. 
 
Ela está presente em todos os níveis sociais. Acredito que quando resolvermos esses problemas básicos educacionais, poderemos sonhar com a conquista do primeiro Prêmio Nobel, com melhores condições de vida para a nossa gente, e até participar tranquilamente de uma final da Copa do Mundo sem esse ufanismo exagerado. 
 
Vivemos em um território onde a lei que impera é a falta de educação em todos os níveis, especialmente na política. 
 
Escolhemos mal os nossos representantes e sofremos com as consequências. Decorrem daí os nossos problemas sociais, filhos da falta de educação. 
 
Mas a mídia, pelo menos neste puerpério de parto prematuro que foi a eliminação do Brasil da Copa das Copas, onde perdeu o hexacampeonato, único título que nos servia, foi decisiva, enaltecendo esse evento que privilegiava basicamente os mais abastados. 
 
Ao povão foram entregues as ruas, em propaganda oficial amplamente divulgada por todos os meios de comunicação. 
 
Em compensação, somos bombardeados, inclusive, amparados em pesquisas (!), com o título de povo hospitaleiro e educado. 
 
Tenho cá as minhas dúvidas, pois dirigir palavras de baixo calão a uma autoridade preestabelecida ? mesmo que a elas faça jus - parece uma atitude bem mal educada. 
 
Houve uma pequena confusão semântica entre educação e simpatia, sendo que, nessa última, somos campeões em qualquer disputa. 
 
Educação é um processo que se inicia em casa e termina na faculdade. 
 
Todos os degraus para a sua conquista deverão ser galgados por méritos, desenvolvidos em ambiente favorável. 
 
Só assim poderemos um dia chamar a nossa população de, pelo menos, educada. 
 
 
Gabriel Novis Neves

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo