X
Gabriel Novis Neves

Isento

Compartilhe:

A-

A+

Houaiss, em seu minidicionário da língua portuguesa, definiu o isento como uma pessoa livre, desobrigada, imparcial, desprovida de qualquer compromisso. 
 
Impossível alguém, ao se deparar com uma determinada situação, não trazer a sua história de vida para opinar sobre o assunto em questão. 
 
Seja um parecer sobre política, uma peça de teatro, um filme premiado, um livro best-seller ou assuntos outros. 
 
Tenho receio daqueles que se intitulam isentos para proferir a sua opinião, pois essa possibilidade não existe. 
 
Comentar sobre a situação nacional sem isenção é uma farsa. 
 
Esconder que vivemos em um país corrupto é, na melhor das hipóteses, um ato de irresponsabilidade. 
 
Classificar como pequenos delitos crimes praticados nos grandes arrombamentos do Tesouro Nacional é uma imoralidade. 
 
Infelizmente, falar o que sentimos dentro de um determinado contexto é considerado como forma politicamente errada de se expressar nesta nação democrática. 
 
Desagradar aos poderosos de plantão é quase um ato suicida, mesmo quando analisamos suas ações, e não, o seu caráter. 
 
Ainda assim, continuaremos batendo no peito que vivemos em plena democracia em um Estado de direito. 
 
As desigualdades sociais são tão gritantes entre os cidadãos desta nação, que a vergonha tem de ser colocada debaixo do tapete para não sujar o brilho do autoritarismo, prepotência e vaidade patológica daqueles que, momentaneamente, podem. 
 
A carneirada tem de obedecer em silêncio aos desmandos cometidos contra a cidadania para não ser sacrificada. 
 
A isenção é mais uma figura de ficção utilizada no grande teatro deste país chamado Brasil.
 
 
Gabriel Novis Neves

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo