X
Gabriel Novis Neves

Medo burocrático

Compartilhe:

A-

A+

Não é mais segredo para ninguém que o nosso país é um dos mais corruptos do planeta Terra. 
Como medida de ?proteção? a esta criminosa sangria dos recursos dos cofres públicos, os governos (federal, estaduais e municipais) criaram um verdadeiro arsenal de leis, decretos, regimentos, normas e etc. para conter o avanço insaciável de certos agentes públicos e políticos ao nosso erário.  
 
Pessoas de bem só aceitam um cargo público importante se tiver a liberdade de trazer a sua equipe técnica de confiança para opinar, auditar e cuidar dos atos assinados pelo cidadão no exercício da sua função pública. 
 
Temos inúmeras instituições e órgãos oficiais em condições de desempenhar essa tarefa com eficiência e probidade. No entanto, perdem, muitas vezes, a credibilidade por falta de condições políticas. 
 
Hoje, famosos profissionais liberais são contratados, e muito bem pagos, para ?proteger? esta ou aquela autoridade que deseja desempenhar o seu dever de cidadão e retornar ao seu escritório com a consciência do dever cumprido, sem aborrecimentos posteriores com os órgãos de fiscalização e repressão.  
 
A ?defesa? do nosso governo é ampla e conhecedora da rotina burocrática, mas, mesmo assim, os ocupantes de altos cargos públicos não abrem mão de um ?anjo da guarda? fora dos quadros funcionais. 
 
Isso é muito mal para uma nação, especialmente para as que estão em crise, porque impede decisões importantes e rápidas. 
 
A cautela exige, para um futuro tranquilo, um período de espera burocrática. 
 
Estamos no último quadrimestre do ano e a fotografia do governo é essa. 
 
Segurança total nos processos os mais diversos possíveis, e retrocesso nas decisões. 
 
O medo de enfrentar a burocracia, também, está nos devorando.

 
Gabriel Novis Neves

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo