X
Gabriel Novis Neves

​Escrever

Compartilhe:

A-

A+

Nos bancos escolares do ensino básico somos obrigados a escrever as tarefas de casa. Na Faculdade de Medicina aprendemos a escrever anamneses, que são a história dos pacientes.
  
A queixa principal sempre é o título do artigo. A investigação científica dos sinais e sintomas compõe o conteúdo da matéria, no caso, as informações para o diagnóstico da doença, causa da vinda dos pacientes ao consultório. 
 
Sempre desconfiei que todo médico, por ofício, é um escritor em potencial. 
 
Pelos anos de exercício de profissão, esses textos vão sendo aprimorados e cada um desenvolve a sua técnica de passar suas perguntas técnicas ao papel. 
 
Esses escritos são confidenciais e só por ordem judicial podem ser revelados. 
 
Publicar anamneses em revistas e jornais, nem pensar! 
 
Pois bem, alguns psiquiatras especialistas em análise recomendam, para auxiliar na cura da autoestima perdida, a publicação de textos livres escritos pelos seus clientes, uma espécie de catarse dos seus sofrimentos. 
 
É um remédio amargo expor seus conceitos e opiniões ao domínio público para quem não é profissional em comunicação. 
 
Como é para recuperar a saúde perdida, com muito esforço alguns ?heróis? aceitam essa terapêutica. 
 
Os primeiros artigos publicados causam um constrangimento pior que a autoestima perdida. 
 
Adquirido o hábito de escrever e publicar os textos e metabolizar o julgamento dos leitores, o ?paciente? torna-se outra pessoa. 
 
Sente-se útil servindo de ponte entre semelhantes, e o ato de escrever passa a ser uma necessidade. 
 
Quem escreve modifica a sua própria vida e, às vezes, a de outros. 
 
Aprendi com a jornalista Valéria del Cueto a colocar no papel, sem nenhuma lógica, tudo que vem à cabeça. 
 
Nessa fase quanto menos se pensar melhor - diz a minha professora da ?Ponta do Leme?. 
 
A fase seguinte é tentar ordenar aquele lixo em texto final. 
 
Sempre foi assim, sendo que a única coisa no mundo moderno que mudou foi a velocidade da informação. 
 
O ato de escrever, porém, produz uma coisa maior na nossa alma, que é a paz.
 
 
Gabriel Novis Neves

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo