A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) lançou nesta semana o Prêmio Rubens Corrêa de Teatro/2012, que financiará performances cênicas selecionadas por edital, conforme publicação no Diário Oficial.
Serão selecionadas e premiadas cinco propostas de montagem de espetáculos teatrais. Os prêmios serão divididos em dois módulos. O primeiro premiará os projetos aprovados com R$ 20 mil. O segundo beneficiará as produções escolhidas com R$ 40 mil.
Em contrapartida ao prêmio recebido, os proponentes contemplados no módulo I deverão realizar, no mínimo, três apresentações gratuitas. Já os contemplados com o prêmio do módulo II deverão realizar, pelo menos, cinco encenações abertas ao público.
Os projetos e grupos, porém, devem atuar em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos. As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de maio. As regras de participação estão disponíveis no edital publicado pelo governo do Estado.
Segundo o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, ?o prêmio representa mais um investimento do governo no sentido de incentivar e valorizar a produção teatral sul-mato-grossense?.
Os projetos inscritos serão analisados por uma Comissão de Seleção composta por seis membros, sendo três titulares e três suplentes, todos especialistas em artes cênicas e nomeados por ato da Secretaria de Governo. Os projetos serão analisados a partir das seguintes diretrizes norteadoras: excelência artística; qualificação dos profissionais envolvidos e viabilidade técnica.
A relação dos proponentes selecionados será divulgada na página eletrônica da
FCMS.