X

Economia

Receita antecipa malha fina nas retificações do IRPJ

Compartilhe:

A-

A+

A Receita Federal antecipa a ?malha fiscal? nos pedidos de retificação feitos na Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais que 1 milhão de empresas e entes públicos dos três níveis de governo são obrigados a apresentar ao Fisco todos os meses, de acordo com a Instrução Normativa 1.258 publicada no Diário Oficial da União de ontem. A medida entrará em vigor no mês que vem.
 
O cruzamento para checar as retificações já é feito, como ocorre com relação à pessoa física. Só que a ?malha fina?, como é mais conhecida, tem sido feita a posteriori, com algum atraso. Mas, com a instantaneidade de cruzamentos que a informática permite atualmente, com todos os órgãos de fiscalização interligados em tempo real, a Receita fará investigação imediata quando houver indício de fraude.
 
A DCTF é obrigatória a todas as empresas com lucro real e presumido. Ficam de fora só as mini e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional. Mesmo as empresas imunes ou isentas têm que fazer a declaração mensal, juntamente com autarquias, fundações e órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam federais, estaduais, distritais ou municipais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Motociclista é socorrida após colisão com carro no Centro de Aquidauana

TRÂNSITO

Motociclista é socorrida após colisão com carro no Centro de Aquidauana

Acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Rua Teodoro Rondon; equipes de resgate e segurança foram mobilizadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo