O acesso pode ser feito de casa, do trabalho, das escolas estaduais de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Corumbá, Ladário, Naviraí, Ponta Porã, Terenos, Nova Andradina e Três Lagoas, ou na Central de Atendimento à Matrícula. Nos municípios que não contam com o sistema de matrícula digital, os interessados deverão procurar as unidades escolares da Rede de Ensino Estadual.
As inscrições deverão ser efetuadas uma única vez, de 22 de novembro de 2011 a 06 de janeiro de 2012. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance de 08 de janeiro a 27 de janeiro.
A pré-inscrição é para alunos concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio; alunos de escola estadual que não ofereça a série subsequente; alunos novos; alunos que desejem mudar de escola; alunos desistentes.
Nos dias 08 de janeiro e 29 de janeiro, os candidatos deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites
www.sed.ms.gov.br /
www.matriculadigital.ms.gov.br, a fim de saber para qual escola foram designados e assim efetuar a matrícula, dentro do prazo, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.
Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado, a vaga será destinada a outro candidato. Não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.
Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade; guia de transferência e histórico escolar (quando necessário); comprovante de residência; carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador); quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição); laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades específicas).
Os estudantes que desejam permanecer na escola em que estudaram neste ano deverão renovar sua matrícula no próprio estabelecimento de ensino, de 08 de dezembro de 2011 a 06 de janeiro de 2012. Os alunos que perderem o prazo concorrerão com os candidatos às vagas remanescentes a partir de 08 de janeiro.
Os alunos que necessitem do passe de estudante devem estar atentos aos prazos de cadastramento da Agetran. Para receber os passes na primeira remessa, no dia 02 de fevereiro de 2012, é preciso que a inscrição para a matrícula seja feita até o próximo dia 23 de dezembro.
Mais informações podem ser adquiridas através do telefone da Central de Matrícula, em Campo Grande - (67) 3314-1213, ou pelo e-mail matriculadigital@sed.ms.gov.br