Termina às 23h59 desta sexta-feira (15) o prazo de inscrições para o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Até a noite desta quinta-feira (14), segundo informações do Ministério da Educação, já haviam sido registrados mais de 5 milhões de inscritos.
A
inscrição é feita apenas pela internet e será confirmada após o pagamento da taxa, no valor de R$ 35,00, por meio de guia de recolhimento da União, até o dia 20 de junho. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção da taxa deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.
As provas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, com duração de quatro horas e meia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer a redação e as provas de matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias.
A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o
edital do exame, está prevista para o dia 07 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.
Na
página do Enem na internet, o candidato pode fazer a inscrição e seguir, passo a passo, todo o procedimento do exame, além de conferir o calendário.
Desde 2009, o Enem passou a ser utilizado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção. Além disso, ele é pré-requisito para quem quer participar de programas do governo federal, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência sem Fronteiras.