X
Educação

USP e Unicamp estão no 'top 10' das universidades dos Brics

Consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) avaliou universidades de países emergentes. Com 40 instituições, China lidera o top 100

Compartilhe:

A-

A+

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão entre as dez melhores universidades dos chamados Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Elas aparecem, respectivamente, na 8ª e na 10ª posições, entre 100 instituições avaliadas. O estudo é da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em educação.
 
Com sete universidades, a China domina o "top 10" dos países emergentes. Além das duas universidades brasileiras, a lista das dez melhores contempla também a Universidade Estadual de Lomonossov, na Rússia, na 3ª posição.
 
Na lista geral das 100 instituições, a China também é soberana: tem 40 universidades. Em seguida, aparecem Rússia (19), Brasil (17), Índia (16) e África do Sul (8). 
 
Para Zoya Zaitseva, diretora da QS, não surpreende a China liderar o grupo, dados os investimentos maciços realizados pelo país no ensino superior. "Há um forte contraste da China em relação aos outros países. Esta é a primeira vez que um estudo apenas com nações emergentes é realizado pela QS e ele eflete a força relativa de cada país, assim como o seu potencial de crescimento", afirma.
 
O levantamento levou em consideração os seguintes indicadores: número de professores com doutorado, desempenho dos alunos, publicação de pesquisas, citações em artigos científicos, intercâmbio de estudantes e de professores, reputação acadêmica e reputação entre empregadores.
 
Confira a seguir o top 10 do ranking QS Brics Universidades:
 
1º - Universidade de Tsinghua, na China
2º - Universidade de Pequim, na China
3º - Universidade Estadual de Lomonossov, na Rússia
4º - Universidade de Fudan, na China
5º - Universidade de Nanjing, na China
6º- Universidade Shanghai de Jiao Tong, na China
7º - Universidade de Ciência e Tecnologia da China
8º- Universidade de São Paulo (USP), no Brasil
9º - Universidade de Zhejiang, na China
10º - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil 
 
Confira as 17 universidades brasileiras no top 100:
 
08 - Universidade de São Paulo (USP)
10 - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
19 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
25 - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
29 - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
35 - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
36 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
38 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
41 - Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (PUC-RIO)
43 - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
48 - Universidade de Brasília (UnB)
66 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
78 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
80 - Universidade Federal Fluminense (UFF)
81 - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
82 - Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
96 - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
 
Outro estudo - O desempenho do Brasil no ranking da QS é expressivamente melhor do que o obtido na análise da Times Higher Education (THE), outra consultoria britânica da área de educação.
 
Responsável pelo mais conceituado levantamento acadêmico do mundo, a THE divulgou no último dia 4 uma lista das cem melhores instituições de nível superior de países emergentes. Apenas quatro brasileiras integraram o grupo: Universidade de São Paulo (USP), em 11º lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 24º, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 60º, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 87º.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo