O campus Aquidauana do IFMS (Instituto Federal de Mato do Sul) foi um dos destaques da seletiva Pantanal do Fetran/MS (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito), que reuniu peças apresentadas por estudantes de escolas da região. O grupo teatral Aquicênicas levou todos os prêmios na categoria juvenil, voltada a alunos do ensino médio. Os estudantes do IFMS ficaram com os prêmios de melhor peça, ator (Janio Alexandre), atriz (Suzane Andrade), texto e direção.
Com isso, eles se classificaram para a fase final, que acontece entre os dias 28 e 31 de agosto, no município de Bonito. As melhores peças sul-mato-grossenses serão apresentadas em Brasília (DF), durante uma viagem cultural, prevista para setembro.
A peça encenada foi ?Romeu e Julieta ? Uma viagem sobre duas rodas?, que aborda o uso de formas alternativas de transporte, em meio a um caso amoroso. Ela foi escrita especialmente para o festival.
A coordenadora do grupo, Maria Cemir Estadulho, intérprete de linguagem de sinais do campus, destaca que, após a seletiva, os integrantes já estudam as melhorias na peça, para que ela possa ser apresentada novamente no final do mês.
?Além dos ensaios, temos trabalhado alguns aspectos específicos, como o uso da voz e a postura no palco. Com isso, tem sido perceptível o desenvolvimento dos estudantes nas apresentações e, também, em sala de aula?, comentou.
Aquicênicas
Criado no ano passado, o Aquicênicas possui, atualmente, 37 integrantes, sendo composto por discentes dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática. O grupo se reúne duas vezes por semana para ensaios e estudos sobre interpretação, voz e dramatização.
O sucesso fez com que o interesse pelo teatro aumentasse no campus. ?Ano passado tínhamos apenas 15 integrantes. Mesmo quando todos não podem participar de determina peça, o clima de cooperação é muito grande. Isso reforça a confiança dos que estão em cena?, ressalta Maria.
Em 2014, o Aquicênicas também venceu a seletiva regional e ficou em segundo lugar na fase final.
O festival
O Fetran está em sua sexta edição, sendo organizado pela 3ª Superintendência Regional de PRF/MS (Polícia Rodoviária Federal) em parceria com o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).
Seu objetivo é estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres, promovendo, assim, a educação para o trânsito.
Dividido em três categorias (infantil, infanto-juvenil e juvenil), o festival prevê a realização de seis seletivas regionais, classificatórias para a fase final. Mais informações estão disponíveis no site
www.ms.fetran.com.br.