X

Educação

Inscrições para cursos de graduação seguem até março

São oferecidas 404 vagas para portadores de diploma, reingresso e transferências interna e externa. Oferta abrange dez municípios

Compartilhe:

A-

A+

Segue até o dia 7 de março o prazo de inscrições no processo seletivo em que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta 404 vagas em cursos de graduação nas modalidades portador de diploma, reingresso e transferências interna e externa, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021.

O edital com as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

São oferecidas 17 opções de cursos - entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas - nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira o quadro completo por município.

Entenda as modalidades do processo seletivo:

  • Portador de Diploma: é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Reingresso: destinado a estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos anteriores a este edital.
  • Transferência Externa: forma de ingresso em que o estudante matriculado no IFMS pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), quer transferir-se para o IFMS.
  • Transferência Interna: é a forma de ingresso em que o estudante matriculado no IFMS tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

Candidatos às vagas destinadas a portadores de diploma e transferência externa deverão preencher o requerimento de inscrição e anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou outro documento oficial de identificação;
  • diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC;
  • comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, caso esteja cursando curso superior e se inscreva como transferência externa;
  • histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com carga horária das unidades curriculares e aproveitamento (notas); e
  • ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatórias para participar do processo, mas obrigatórias para pontuar e definir a classificação do candidato).

Para se inscrever na modalidade reingresso e transferência interna, o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição e anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou em outro documento oficial de identificação; e
  • carta pessoal, informando os motivos para solicitar o reingresso ou transferência interna.

Seleção - A documentação dos inscritos será avaliada por uma comissão do campus onde as vagas são ofertadas.

Nas modalidades portador de diploma e transferências interna e externa, será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou o curso atendem ao conteúdo programático das unidades curriculares do curso em que o candidato deseja ingressar no IFMS. Para reingresso será avaliado o Coeficiente de Rendimento (CR).

Não serão considerados estágio, atividades complementares ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 Depois de avaliadas, as inscrições serão classificadas em ordem decrescente, considerando a seguinte ordem:

  • maior pontuação, conforme unidades curriculares aproveitadas ou CR, nos casos de reingresso;
  • menor número de unidades curriculares a serem cursadas nos períodos anteriores ao que o candidato foi enquadrado;
  • maior média aritmética de todas as unidades curriculares aproveitadas; e
  • maior idade.

 A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 11 de março, e o final no dia 17 do mesmo mês.

Quadro de vagas 

Campus Curso Turno Portador de Diploma Transferência Interna Transferência Externa Reingresso
Aquidauana Tecnologia em Sistemas para Internet Noturno 3 3 3 3
Engenharia Civil Integral 1 3 3 4
Tecnologia em Redes de Computadores Noturno 3 3 - 3
Campo Grande Tecnologia em Sistemas para Internet Noturno 1 1 1 1
Engenharia Mecânica Noturno 2 1 1 -
Corumbá Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 3 3 3 10
Tecnologia em Processos Metalúrgicos Noturno 3 2 2 3
Coxim Tecnologia em Alimentos Noturno 5 5 5 10
Engenharia de Pesca Noturno 5 5 5 10
Licenciatura em Química Noturno 5 5 5 10
Tecnologia em Sistemas para Internet Noturno - - 10 10
Dourados Tecnologia em Jogos Digitais Noturno 10 10 10 10
Jardim Licenciatura em Computação Noturno 5 5 5 10
Naviraí Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno - 5 5 10
Bacharelado em Agronomia Integral 2 1 3 2
Nova Andradina Bacharelado em Agronomia Integral 2 - 2 2
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno - 2 5 5
Tecnologia em Produção de Grãos Matutino 2 2 2 2
Ponta Porã Tecnologia em Agronegócio Noturno 5 5 10 10
Bacharelado em Agronomia Integral 5 5 10 10
Três Lagoas Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 5 2 5 5
Tecnologia em Automação Industrial Noturno 2 2 3 5
Engenharia de Controle e Automação Integral 4 3 3 7
Engenharia de Computação Integral 5 2 3 5

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

POLÍTICA

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

Chapa "Um Novo Tempo" foi eleita com 12 vereadores presentes; Wezer Lucarelli assume a presidência pela segunda vez

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo