X

Educação

Agepen define regras para oferecimento de cursos à população carcerária

Entidades interessadas em ministrar os cursos livres deverão ser credenciadas

Compartilhe:

A-

A+

Portaria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (4) estabelece regras para a formalização de convênio com as entidades educacionais referente aos cursos livres realizados à distância a serem ministrados aos custodiados de Mato Grosso do Sul.

Conforme a publicação, a oferta de educação profissionalizante e de cursos livres voltados à população privada de liberdade é permitida. Contudo, somente pode ocorrer mediante convênio da entidade educacional com a Agepen.

Para isso, as entidades educacionais interessadas em ministrar os cursos livres deverão ser credenciadas no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação, a fim de possibilitar a remição de pena.

A Portaria estabelece, ainda, que o estudo livre deverá ser supervisionado e controlado pelo Setor Educacional da unidade prisional, e para ser realizado deverá seguir uma série de procedimentos especificados na regulamentação, entre eles análise prévia pela direção e setor disciplinar do presídio.

Os cursos livres serão ministrados considerando o número de horas correspondente à efetiva participação da pessoa privada de liberdade nas atividades educacionais, desde que haja o aproveitamento indicado pela instituição de ensino com relação ao curso escolhido pelo custodiado, levando em consideração a contagem de tempo em conformidade com a LEP (Lei de Execução Penal).

O documento traz também regras de segurança referente aos tipos de materiais, critérios referentes à quantidade de horas e realização das provas, entre outras determinações.

Clique aqui e confira a Portaria, que já está em vigor.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

MEIO AMBIENTE

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

PMA alerta que a exigência vale para comerciantes e pescadores profissionais; prazo de 48 horas começou com o defeso nos rios da bacia do Paraguai

Anastácio realiza feira de adoção de cães e gatos neste domingo

AMOR E RESPONSABILIDADE

Anastácio realiza feira de adoção de cães e gatos neste domingo

Evento será realizado das 08h às 12h; iniciativa reúne Prefeitura da cidade e UEMS na Praça Garibaldi Medeiros

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo