X
Esportes

Brawn faz dobradinha na Espanha e Button dispara na liderança do Mundial

Compartilhe:

A-

A+


Rubens Barrichello largou bem no GP da Espanha, mas a vitória ficou novamente com Jenson Button, que venceu pela quarta vez em cinco provas disputadas na atual temporada da Fórmula 1. O brasileiro da Brawn liderou a corrida até a metade, mas pecou na estratégia e terminou em segundo. Já Felipe Massa teve chance de pódio, mas a Ferrari voltou a prejudicar o brasileiro, que terminou em sexto.


O piloto da Ferrari era o quarto após seu último pit stop, mas Webber, que estava em terceiro e ainda precisava parar, conseguiu voltar na sua frente. Para piorar, a Ferrari, que anunciava evolução para o resto da temporada, persistiu nos erros e, nas últimas voltas, pediu para o brasileiro diminuir o ritmo para não ficar sem combustível. Massa foi ultrapassado por Vettel e Alonso no fim. Mesmo assim, somou seus primeiros pontos na temporada.


"Não tivemos problema com os cálculos, e sim com a máquina de reabastecimento. Mas não sei se o problema foi humano ou na máquina. Precisamos analisar qual foi o problema. Foi muito frustrante", lamentou Massa.


Com mais uma vitória, Button disparou na liderança do Mundial de Pilotos com 41 pontos, 14 a mais que Barrichello, que está em segundo lugar com 27. A terceira posição ficou com Mark Webber, que pôs a Red Bull no pódio pela terceira vez seguida. Sebastian Vettel, que chegou em quarto, somou 23 pontos e já ameaça Rubens na classificação.


"Sinto-me no topo do mundo no momento. A equipe fez um grande trabalho, e, com esse pacote, você pôde ver que temos de volta a vantagem", comemorou Button.


Rubens largou bem e andou forte até tomar a estratégia errada. O brasileiro colocou pouco combustível no primeiro pit stop e foi para três paradas, dando vantagem estratégica ao inglês, que só foi duas vezes para os boxes.


"A corrida evoluiu muito bem, tive uma boa largada e assumi a liderança. Estava mais rápido que o Jenson e tinha mais duas voltas de combustível que ele. Então me falaram que ele havia mudado a estratégia e tive que continuar mantendo a pressão", explicou Barrichello.


Barrichello largou ao lado de Massa, e o piloto da Ferrari aproveitou a largada ruim de Vettel e atacou por dentro, usando o Kers para ganhar a terceira posição. Já o brasileiro da Brawn veio por fora e deixou o líder Button para trás logo na primeira curva.


Na largada, Massa ganhou uma posição, e Barrichello, duas. E, já na segunda curva, a bandeira amarela apareceu. Após uma confusão que começou com um toque de Alonso em Rosberg, Trulli atravessou a pista e foi atingido com violência por Sutil. Sobrou também para Bourdais e Buemi, os dois da Toro Rosso.


Na quarta volta, foi dada a relargada. Alonso, mais leve que Webber, veio com tudo para ganhar a quinta posição, mas o australiano soube se defender. Enquanto isso, Nelsinho Piquet era ultrapassado por Hamilton na sexta volta. E Kovalainen deixava a prova com problemas. O mesmo aconteceu com o também finlandês Räikkönen na décima oitava volta.


Na ponta, Barrichello e Button protagonizavam um show da Brawn. Antes da primeira parada, os dois não pararam de brigar pela volta mais rápida, sempre se alternando. O inglês foi para os boxes primeiro, e ficou parado nove segundos.


O brasileiro parou em seguida, e ficou só seis segundos. Voltou mais leve que Button, e logo abriu vantagem de dez segundos. Na 31ª volta, Rubens teve que parar de novo para reabastecer, e caiu para a quarta posição, atrás de Vettel, Massa e Button. Na 48ª volta, Button parou e Rubens retomou a ponta.


Mas Barrichello antecipou sua terceira parada e voltou atrás de Button na segunda posição. Massa, que contava com a parada de Webber para ficar em posição de pódio, não ganhou posição, porque o australiano foi rápido em seu pit stop e retornou na frente do brasileiro.


No fim da prova, os pilotos da Red Bull deram um cansaço nos brasileiros. Webber estava mais rápido que Barrichello e ameaçou o seu segundo lugar. Massa estava em posição ainda mais desconfortável à frente de Vettel.


A Ferrari voltou a falhar na estratégia e avisou que não colocou combustível suficiente para Felipe andar em ritmo forte. Massa acabou ultrapassado pelo alemão e também por Fernando Alonso. Nelsinho Piquet, que largou em 12º, terminou na mesma posição.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo