X
Esportes

Após admitir uso, defesa de Daiane diz que atleta não sabia de substância proibida

Compartilhe:

A-

A+

A defesa da ginasta Daiane dos Santos alterou a estratégia para o caso de doping, anunciado na última sexta-feira. Após emitir uma carta, assinada pelo clube Pinheiros, admitindo o uso do diurético furosemida em tratamento médico, o advogado da atleta afirmou nesta quinta-feira que o uso foi involuntário.


Em entrevista ao diário esportivo Lance!, Cristian do Carmo Rios disse que a atleta não sabia que os remédios que tomava continham uma substância proibida. "No dia do seu exame, a Daiane ligou para seus médicos particulares para poder listar tudo o que estava tomando. Ela fez constar ma ficha todos os medicamentos que tomava, inclusive enzimas", disse Rios, afirmando que a furosemida é uma enzima.


A declaração não chega a contradizer a declaração oficial de sexta-feira, mas mostra uma mudança no caminho usado pela defesa. Quem lê a nota inicial, entende que o Pinheiros sabia que a atleta estava usando uma substância proibida e teria pedido uma licença para a Confederação Brasileira para isso.


Nessa linha, o clube paulista tenta jogar para a Confederação a culpa pelo doping positivo. Segundo as leis vigentes, a atleta poderia conseguir uma autorização para uso terapêutico da substância proibida. Mas essa autorização precisava ser pedida à confederação local e à federação internacional. Segundo a FIG, em nenhum momento a atleta brasileira pediu a autorização.


Com a nova defesa, Daiane passa apostar no fato de que não houve má-fé no uso da furosemida. A esperança é usar seu histórico no esporte, e o fato de nunca ter sido flagrada anteriormente, como atenuantes para cancelar a punição ou diminuir a suspenção.


Em outro caso parecido com atleta brasileira, a saltadora Maurren Maggi tentou, também usar a carta do uso involuntário. A alegação de que a contaminação aconteceu com uma pomada cicatrizante após uma sessão de depilação, porém, não convenceu as autoridades e Maurren passou 2 anos longe do atletismo.


Daiane tem até o dia 13 de novembro para se explicar para a FIG.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo