Disputa
A disputa será realizada das 14 às 17 horas
A primeira edição do Festival Surdolímpico acontece no próximo sábado (4), no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, popularmente conhecido como Poliesportivo da Vila Almeida, em Campo Grande.
A disputa será realizada das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.
O evento é realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS).
O objetivo é proporcionar uma tarde de vivências em três modalidades esportivas (badminton, futebol society e handebol), oportunizando à pessoa surda a iniciação e aproximação com esporte Surdolímpico.
Haverá demonstração de fundamentos e regras com dois professores de Educação Física surdos: Eduardo Favaro e Tiago Marçal. As atividades serão destinadas a crianças (acima de 12 anos), jovens e adultos.
A expectativa é de que cerca de 200 crianças e jovens participem do Festival.
“O esporte e a inclusão andam juntos. Queremos através desse evento que pessoas surdas e com qualquer tipo de deficiência auditiva vivenciem o esporte e o percebam como uma ferramenta capaz de fortalecer a autoestima e o bem-estar”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.
“Com a orientação de profissionais de Educação Física capacitados, o Festival tem a finalidade de evidenciar, principalmente a crianças e jovens, que o esporte é uma forma de melhorar a condição de vida, conseguir reconhecimento na sociedade e ampliar a prática regular e saudável de atividades físicas”, diz o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
No Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo Censo de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, a surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos. Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo.
INÉDITO
Idjahure Kadiwel está entre os primeiros indígenas a ingressar na carreira diplomática; com Essi Rafael, município passa a ter dois representantes no Itamaraty
ZONA RURAL
Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado
Voltar ao topo