20 de maio de 2022
Anuncie Aqui
Futebol

Conheça a primeira técnica de futebol de Aquidauana

11 JAN 2022 - 18h00min
Bruno Vinicius de Oliveira

Foi-se o tempo em que futebol era conhecido como um esporte masculino. Cada dia mais, as mulheres estão ganhando mais espaço no esporte, em diversas áreas, desde a cobertura jornalística até o comando das equipes. Ainda bem.

Central Pax_10

O futebol feminino tem ganhado destaque, principalmente, pela exposição que a Seleção Brasileira Feminina trouxe com os inúmeros triunfos e recordes quebrados, com direito a medalha de ouro, exibições de gala e times de estrelas, com Marta como rainha absoluta dos prêmios de melhor jogadora.

Marta é  pessoa com mais gols em Copas do Mundo (entre homens e mulheres)Marta é  pessoa com mais gols em Copas do Mundo (entre homens e mulheres)

Os grandes times começaram a investir mais no futebol feminino. Em 2009, a Libertadores da América, competição que existe desde 1960,teve sua primeira edição feminina. O Santos (SP) trouxe a taça para o Brasil.

Porém, ainda é raro vermos times masculinos sendo comandados por mulheres. Alguns países como Egito e Alemanha já começam a acenar, ainda que de forma bastante tímida, para essa mudança.

Mas não é preciso ir tão longe para ver um time masculino sendo comandado por uma mulher.

Tainara Vieira Zaurizio, 26 anos, casada, nasceu na região do Morrinho, Zona Rural de Aquidauana, e é formada em Educação Física. Amante do futebol desde criança, viu, no que começou como uma brincadeira, a oportunidade de ajudar a transformar a vida de jovens através do esporte.

Tainara com a taça da 32ª edição do Torneio de ReisTainara com a taça da 32ª edição do Torneio de Reis (Foto: Arquivo pessoal)

Tudo começou quando Tainara e a família passaram a levar algumas crianças conhecidas para jogar futebol em um campo abandonado. Após se formar na faculdade, a técnica começou a organizar meios para se profissionalizar no que mais ama: o futebol.

E deu muito certo. Em 2018 nasceu o São José do Morrinho. Com Tainara no comando e um time de jovens talentosos, o time ganhou notoriedade na região, ganhando vários títulos e tendo muito sucesso por onde passa. “Todos acham isso diferente, uma mulher técnica, ainda futebol mais de masculino, quase ninguém vê. E foi daí que começamos a jogar, começamos a ganhar vários torneios… Lá em Piraputanga eu sou a rainha. Não temos patrocínio, nós fazemos tudo por amor. O que me faz ficar mais motivada com isso é o respeito, carinho e admiração que os meus meninos (atletas) tem por mim, tenho minha irmã que é minha companheira, ela é auxiliar técnica”, disse.

Tainara comanda o time desde a sua fundação, em 2018Tainara comanda o time desde a sua fundação, em 2018

Tainara conta que o principal desafio para ela e o time é a falta de patrocínio. “Não ter patrocínio, às vezes, para comprar bolas, uniformes, coletes… Esses materiais para treinos mesmo. Aí com o dinheiro que estamos ganhando de torneios, conseguimos comprar uniformes novos, coletes e outras coisas. Domingo mesmo (09), fomos para Bonito, alugamos uma van no valor de R$600, aí cada atleta colaborou com uma quantia para irmos lá.” contou.

A técnica diz que conta com o apoio da família no trabalho. “Tenho o apoio da minha família, que são meus pais e meus tios, eles me ajudam muito, levam pão, mortadela, levam almoço para os meninos, ajudam a pagar as inscrições. Eles adotaram esse amor ao futebol junto comigo, esse motivo também é a minha força. Mas não é fácil, são muitos gastos, tem atleta que é mais humilde e que precisa de um meião, de um short e nós damos jeito em tudo para conseguirmos. Até porque depois de 3 anos conseguimos uniformes completos”, contou.

Tainara espera que a sua história possa motivar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. “A frase que eu sempre digo, lugar de mulher é onde ela quiser”, disse.

Vitorioso, o time que coleciona títulos regionais, também foi campeão da 32ª edição do Torneio de ReisVitorioso, o time que coleciona títulos regionais, também foi campeão da 32ª edição do Torneio de Reis

O São José do Morrinho ganhou, foi campeão da 32ª edição do Torneio de Reis, do Distrito Águas do Miranda. A competição contou com a participação de 16 equipes e  contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Bonito, que estiveram presentes para garantir a segurança do local.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo encontrado no rio Aquidauana é de Cristiano, desaparecido desde domingo

2
Policial

Testemunha gravou execução de policiais em rodovia (vídeo)

3
Aquidauana

Tiros de borracha e perseguição: polícia prende traficante em Aquidauana

4
Anastácio

Carreta tomba em Anastácio, após motorista desviar de animal na pista

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Chiquinho Sorvetes faz aniversário e convida você para a comemoração!

Previsão do Tempo

min11 max23

São Paulo

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,47m
Miranda
3,68m
Paraguai
2,33m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vejo...

Gabriel Novis Neves

Chorões da Cuiabá antiga

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: PARABÉNS, O PANTANEIRO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Associações e Sindicatos

Delegacia Sindical dos Artesões de Aquidauana Associação

Praça dos Estudantes, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9601-2585
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo