dothCom Consultoria Digital
Publicado em 18/09/2008 às 18:06
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil, CCBB Itinerante promove show do violonista gaúcho e do sanfoneiro pernambucano, em que tocam de tudo com roupagens musicas próprias
O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante apresenta, no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o show Dominguinhos e Yamandu Costa. O show é uma das atrações comemorativas dos 200 anos do Banco do Brasil em Campo Grande. A apresentação é baseada no álbum "Yamandu + Dominguinhos", que reúne o violonista gaúcho e o sanfoneiro pernambucano.
Dominguinhos é o mestre de cerimônias desse encontro musical de sotaques regionais e acentos estilísticos tão distintos. Yamandu, ao lado do parceiro de palco, altera o registro. Toca com uma agilidade mais cadenciada e até se arrisca a cantar. No repertório, músicas já familiares dos ouvidos brasileiros, como "João e Maria", de Sivuca e Chico Buarque, ganham nova roupagem, passando das melodias de violão de Yamandu para a conclusão com a sanfona de Dominguinhos.
O conceito é uni-los é menos o de fusão e mais o de diálogo na soma das diferenças. Ambos chegam a falar para a platéia sobre as distinções regionais na formação de cada um. Para exemplificar, Dominguinhos homenageia, como de hábito, Chiquinho do Acordeon, ao passo que Yamandu, em atitude rara, executa uma moda gaúcha.
A mesma dinâmica de soma entre singularidades musicais e regionais poderá ser percebida em "Domingando" e "Xote Miudinho", do repertório do sanfoneiro, assim como em "Bagualito", que tem assinatura do violonista. A dupla contempla no show, também, a parceria deles em "Bonitinho", composta em estúdio durante a gravação do CD. Entre as surpresas, há "Wave", de Tom Jobim. Entre as aguardadas, tem "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Antes do show de Yamandu e Dominguinhos, haverá apresentação de Lenilde Ramos, Américo e Nando, três músicos do Mato Grosso do Sul, que transitam pela tradição sonora regional, mas também se abrem para as influências externas.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo