X

Eventos

Curso de artes capacita professores da Rede Pública

Compartilhe:

A-

A+

Realizado pela artista plástica e arte-educadora Ana Ruas, o curso "Releitura de Obras de Arte" está sendo ministrado para 60 professores da Rede Pública Estadual e Municipal. Projeto aprovado no ano de 2008 pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o curso, que teve aulas nos dias 20 e 27 de setembro e 4 de outubro, será finalizado hoje (18), no Museu de Arte Contemporânea (Marco).


"O interesse pelo estudo de obras de arte em escolas cresceu muito nas últimas duas décadas, porém a didática utilizada em muitas escolas restringe-se a dados bibliográficos de artistas e de cópias das suas obras. A cópia, ou, imitação, opõe-se totalmente à livre-expressão, criando pensamentos dependentes", escreveu Ana Ruas sobre o projeto.


Percebendo que o professor nem sempre conduz a leitura de uma obra através da exploração de exercícios compositivos e de debates sobre a construção e intenção da obra, tampouco o estudo sobre seus códigos e seus elementos, o projeto de Ana Ruas visa preencher esta lacuna no debate sobre a leitura de imagens. Considera-se ainda como poucos educadores visitam um museu ou centro cultural, instituições que produzem e veiculam bens culturais.


O curso propõe a prática de exercícios que possibilitem o entendimento do processo de criação através de aulas práticas e teóricas. Outro objetivo é despertar o interesse para que as escolas desenvolvam projetos que envolvam artistas regionais, bem como a visitação ao acervo e às exposições que acontecem periodicamente no Marco.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

FRONTEIRA

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

Veículo foi localizado fora da pista na região de Cabeceira do Apa; nenhum suspeito foi encontrado

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

EDUCAÇÃO

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

Provas serão aplicadas em dois domingos de novembro; mudanças na redação estão previstas apenas para 2028

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo