dothCom Consultoria Digital
Publicado em 30/03/2009 às 10:35
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Um dos relatos mais antigos sobre os índios de "Mato Grosso", listando 33 nações indígenas do vasto Estado, refere-se aos terenas como tendo um contingente de 2000 indivíduos, em 1848, estabelecidos na região de Miranda.
A saga dos Terenas - que tiveram um papel importante na Guerra do Paraguai e se estabeleceram na "Villa de Aquidauana", na segunda metade do século 19 - é parte da história que a Fundação de Cultura de Aquidauana, FUNDAC, pretende resgatar.
Com este objetivo a instituição, dirigida por Carlos Cabral, vem intensificando contatos com grupos da etnia. Na última semana, acompanhado do vereador Cipriano Mendes (PT), ele esteve nas aldeias do Limão Verde e Buritizinho.
"Estamos discutindo com os terenas questões diversas, entre elas a possibilidade de solidificação de núcleos de artesanato, que enfoquem vários aspectos, como a preservação de sua cultura", observa Cabral.
Segundo o diretor da FUNDAC, além de ser um instrumento importante para manutenção da cultura terena, a comercialização da produção atua como fator gerador de renda.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo