X
Eventos

FUNDAC quer resgatar cultura terena

Compartilhe:

A-

A+

Um dos relatos mais antigos sobre os índios de "Mato Grosso", listando 33 nações indígenas do vasto Estado, refere-se aos terenas como tendo um contingente de 2000 indivíduos, em 1848, estabelecidos na região de Miranda.


A saga dos Terenas - que tiveram um papel importante na Guerra do Paraguai e se estabeleceram na "Villa de Aquidauana", na segunda metade do século 19 - é parte da história que a Fundação de Cultura de Aquidauana, FUNDAC, pretende resgatar.


Com este objetivo a instituição, dirigida por Carlos Cabral, vem intensificando contatos com grupos da etnia. Na última semana, acompanhado do vereador Cipriano Mendes (PT), ele esteve nas aldeias do Limão Verde e Buritizinho.


"Estamos discutindo com os terenas questões diversas, entre elas a possibilidade de solidificação de núcleos de artesanato, que enfoquem vários aspectos, como a preservação de sua cultura", observa Cabral.


Segundo o diretor da FUNDAC, além de ser um instrumento importante para manutenção da cultura terena, a comercialização da produção atua como fator gerador de renda.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo