dothCom Consultoria Digital
Publicado em 30/09/2009 às 07:47
Atualizado em 10/09/2026 às 13:55
O acervo artístico de um dos ícones da cultura sul-mato-grossense será aberto ao público nesta quinta-feira (1º de outubro), às 19h30. A Sala David Cardoso, construída pelo governo do Estado através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, organiza no Memorial da Cultura a trajetória do ator, diretor e produtor de cinema nascido em Maracaju.
A Sala David Cardoso abriga materiais que retratam as obras produzidas ao longo da carreira do "Rei da Pornochanchada". Cartazes com as fichas técnicas dos filmes dirigidos por ele e filmados em nosso Estado estarão dispostos em um livro móvel. Documentos que marcaram época, fotos célebres e pertences, todos estarão condicionados em grandes expositores.
Para atender pesquisadores, o Arquivo Público Estadual dispõe de outros acervos completos para consulta local. O acervo do artista encontra-se desde 2008 em poder do Arquivo, que higienizou, acondicionou e catalogou toda a obra em um espaço adequado a receber um dos expoentes do cinema nacional.
"Este memorial é um resgate à trajetória cinematográfica de David Cardoso, um dos significativos nomes do nosso Estado. Representa um reconhecimento a seu trabalho e à sua contrubuição à sétima arte, afinal ele sempre teve a preocupação de divulgar Mato Grosso do Sul", lembra Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Vida de cinema
Filho de Oswaldo e Laura Cardoso, David nasceu em 9 de abril de 1945. Mas seu registro oficial data-se de 1943, por um pedido de seu pai ao juiz de Maracaju para que José Darcy Cardoso, na época com 16 anos, pudesse servir no Exército. Em 1987 seu nome passa a ser José David Cardoso.
O desejo de fazer cinema começou cedo. Aos 12 anos entrou pela primeira vez em um cinema, no qual estava em cartaz o filme Mogambo, com o ator Clark Gable, longa que assistiu várias vezes seguidas. "Decorei todas as falas dele. Senti que aquilo seria a minha vida", declara David Cardoso.
Em 1963 mudou-se para São Paulo e iniciou-se primeiro na área técnica, trabalhando como continuísta e diretor de produção da Pam Filmes, empresa criada por Amâncio Mazzaropi, um dos mais importantes atores cômicos do país. E foi exatamente em um desses filmes, O Lamparina, em 1963, que David estreou como ator fazendo uma pequena participação.
Sua estréia oficial aconteceu em 1966, no filme Corpo Ardente, de Walter Hugo Khouri. Chegou ao estrelato em 1970, com A Moreninha, filme de Glauco Mirko Laurelli, baseado em romance homônimo. Em 1973 funda a DaCar Produções Cinematográficas, produtora de quase todos os seus filmes subseqüentes. São ao todo mais de 76 longas contabilizados.
Serviço: A inauguração da Sala David Cardoso acontece nesta quinta-feira (1º de outubro), às 19h30, no Memorial da Cultura e Cidadania, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 e é aberta ao público.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo