X
Eventos

III Coletiva do Artesanato de MS acontece na Casa do Artesão

Compartilhe:

A-

A+

Um panorama do artesanato de Mato Grosso do Sul. É o que promete a próxima exposição temporária da Casa do Artesão, promovida pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a partir desta quarta-feira (25), às 15 horas. A III Coletiva do Artesanato de MS permanece até 16 de março de 2009, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h.


No local o público vai encontrar peças de diversos materiais e municípios do Estado. Entre os trabalhos haverá peças de tecelagem de Caarapó, Costa Rica, Três Lagoas e Ponta Porã, cerâmica de Coxim, Rio Verde, São Gabriel, peças em madeira de Campo Grande e Três Lagoas, peças de fibras de Corguinho, Campo Grande, Itaquiraí, Porto Murtinho, Dourados e do Quilombo Boa Sorte, peças em osso e madeira de Jardim, couro de peixe de Coxim, cerâmica Terena de Miranda e cerâmica Kadiwéu de Bodoquena. EstaParticipam da mostra as quatro entidades do artesanato sul-mato-grossense: a Artems (Associação de Artesãos de MS), a Fenarte (Federação dos Artesãos de MS), o Sinarte (Sindicato dos Artesãos de MS) e a Uniarte (União dos Artesãos).


Artesanato sul-mato-grossense


Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Governo de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura de MS, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.


Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.


Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.


Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.
 
A Casa do Artesão de Campo Grande fica na Avenida Calógeras, 2050 - Centro. Mais informações pelos telefones: 3383-2633 ou 3316-9107 (Gerência de Atividades Artesanais da FCMS).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo