Uma conversa com Dito Freitas sobre sua grande paixão, a moda de viola, nunca é breve. Dela emanam as histórias e lembranças que giram em torno das mais de quatrocentas canções que já compôs e musicou, algumas das quais registradas em três Cd's. O mais recente será lançado neste sábado, dia 27, à partir das 10h00, num cenário não muito comum: uma Fazenda, no município de Itaporã.
A nova obra de Dito Freitas tem o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) e representa a consolidação de um trabalho que já contabiliza mais de quatro décadas. Diferentemente de muitos artistas, que fazem trabalhos estritamente comerciais, Dito toca rítmos incomuns para as novas gerações como a queromana, o cururú e o corta jaca. "Nunca ouví falar", diz a estudante Daniela Castro, manifestando interesse em conhecer o trabalho.
NO CD "Som Pantaneiro", que prestigia na capa o T
rem do Pantanal, o artista contou com as participações de Idenor Soares, Marcelo Mourão, Heleinha Oliveira,Odila Lange, Odair José, Aristeu, Vilela e Eduardo, em interpretações especiais e duetos. Na maioria das canções as duas vozes dos duetos são do próprio Dito, através do recurso comum da dobra de voz, utilizado pelos estúdios. As composições são de Dito, a exceção da poética "Casa de Taipa", assinada em parceria com seu irmão de fé presbiteriana José Adauto.
"Minhas músicas refletem peculiaridades de meu mundo", lembra o violeiro. Como exemplo ele cita um momento deslumbrante de contemplação da natureza na Fazenda São Sebastião, situada às margens da rodovia Itaporã-Maracajú, nas proximidades do Rio Santa Maria. Ali será o local do lançamento. Entre os presentes estarão amigos, parentes, admiradores da moda de viola, o incentivador e dono da propriedade, Fernando Correa e o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros.
Na programação de lançamento, além das 16 canções do CD, o público poderá ouvir a dupla Vilela e Zé Correa e o grupo Eduardo, Viola e Pantanal. Aos interessados em participar do ato Dito observa que na entrada da Fazenda São Sebastião, na BR, haverá uma faixa indicativa. Por algumas horas, no sábado, este será o endereço da mais pura música de raiz e das histórias nelas reveladas, na forma de poesia popular, por Dito Freitas, "o violeiro douradense".