dothCom Consultoria Digital
Publicado em 20/02/2008 às 08:28
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
Os deputados federais que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as causas, as consequências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição, aprovaram 22 requerimentos de convocação na reunião ordinária da tarde de hoje. O deputado Dagoberto (PDT/MS) defendeu a convocação de pessoas ligadas diretamente ao problema em Mato Grosso do Sul.
"Temos de chamar líderes e dirigentes estaduais que vivenciam os problemas dos índios para depois convocarmos diretores e coordenadores que estão em Brasília", afirmou Dagoberto na reunião. De acordo com o parlamentar a questão indígena é grave em Mato Grosso do Sul por causa da falta de terra para atendê-los.
Os 14 requerimentos que eram de convite, acabaram sendo transformados em convocação para assegurar a presença de quem for comunicado de que deverá comparecer à Comissão. Foram convocados o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, Wantuir Francisco Jacini; o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Danilo Bastos Forte; entre outros.
Também foi solicitado ao presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jerson Domingos, que envie à CPI cópia do relatório final da CPI sobre desnutrição infantil, realizada no Estado; informações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a aplicação de recursos destinados à nutrição das populações indígenas, e que a Controladoria Geral da União (CGU) dê informações sobre a aplicação de recursos da União destinados à nutrição de populações indígenas.
Iniciativa pioneira
Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas
Audiência de custódia
Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva
Voltar ao topo