X
Geral

Projeto Presença realizado com êxito na rede municipal de Anastácio

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Educação de Anastácio está realizando através do Ministério da Educação a segunda etapa do Projeto Presença.
Este projeto objetiva garantir a permanência dos alunos na escola, oferecer dados precisos e atualizados para subsidiar as políticas públicas educacionais, fornecer mecanismos para uam gestão escolar mais eficiemnte, otimizar a distribuição dos recursos públicos federais de acordo com o número de matrículas nas escolas de cada município e possibilitar a integração com os programas sociais.


O Projeto Presença constitui-se de quatro importantes etapas, sendo elas: o cadastro de alunos, docentes e escolas da Educação Básica ( Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar; Censo Escolar em tempo real; e Integração com o sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.


A primeira etapa, do cadastramento, que foi realizada pela Semed de Anastácio, propiciará a implantação da segunda etapa, o Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar. À medida que o projeto avançar, os alunos receberão o Cartão do Estudante que possibilitará o registro da presença.


Este acompanhamento da freqüência, permitirá o acesso, em tempo real, aos dados da presença registrada, possibilitando a identificação precoce de faltas recorrentes e uma atuação preventiva que objetive garantir a permanência do aluno na escola, evitando assim a evasão e abandono. O acompanhamento da freqüência escolar é constitucionalmente atribuído ao poder públicoe o controle pedagógico da freqüência é tarefa da escola. 


Já a terceira etapa, o Censo Escolar em Tempo Real, com o foco no aluno, permitirá que se trabalhe com dados precisos e atualizados, resultando em maior eficiÊncia na arrecadação de recursos na área da educação.


O quarto e último passo do Projeto Presença é a integração do cadastro, do acompanhamento da freqüência e dos dados do Censo Escolar em Tempo Real com o Sistema de Avaliação da Educação Básica combina acesso, permanência e avaliação do sistema de ensino em um único projeto, possibilitando um enorme salto de qualidade na Educação Básica.


Sabendo que a educação é um elemento estratégico para a construção de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil é que a Semed, através de projetos como este, busca a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira, a começar pela nossa terra e pelo nosso espaço.



A Coordenação do Projeto Presença na Secretaria Municipal de Educação de anastácio está sob a responsabilidade dos servidores Edemilson dias e Edna Aurora Lissoni.


A Diretora do Departamento de educação, professora Jussara Bambil, ressalta o apoio incondicional do Secretário de Educação - professor José Edson dos Santos e do prefeito Cláudio Valério ao trabalho da equipe do Departamento de Educação.


"Esta equipe tem disponibilidade para aprender, cumprem os compromissos assumidos, investem na própria formação e agem sempre com atitudes cooperativas", diz Jussara.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo