dothCom Consultoria Digital
Publicado em 19/05/2008 às 10:22
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O governo do Estado, por intermédio da equipe de consultores e da coordenação do Plano Estadual de Recursos Hídricos apresenta, nesta segunda-feira (19), a versão final do diagnóstico das águas de Mato Grosso do Sul. A situação atual da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, aspectos econômicos, sociais, de legislação e recomendações à melhoria do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos estão entre os temas abordados. O diagnóstico não traz novas informações mas é o primeiro a sistematizar e unificar dados de diversas organizações e instituições da área e possibilita que a população, políticos e usuários da água conheçam melhor a realidade local.
Já nos dias 20 e 21, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-MS) finaliza a elaboração de cenários futuros para os recursos hídricos, uma espécie de visão do futuro, baseada nas atuais condições de uso e conservação das águas. Entre os cenários possíveis já construídos estão situações de escassez e mal gerenciamento, mas também previsões possíveis de se garantir água para todos com fortalecimento de instrumentos, da gestão e de políticas de recursos hídricos. Elimar Nascimento e Joana Vilar, professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB), ministram a II Oficina de Cenários do PERH-MS.
Além das fases de diagnóstico e cenários dos recursos hídricos, o PERH-MS, que vem sendo elaborado desde julho de 2007, inicia em seguida a fase de elaboração de propostas, que incluem planos, programas, ações e diretrizes para garantir um desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, conservação das águas e seu uso sustentável.
Na atual etapa do PERH-MS, de finalização do diagnóstico e de cenários futuros, participam 60 representantes de instituições de ensino, pesquisa, de serviços de água e esgoto, indústrias, pescadores, navegação, turismo, justiça, municípios, consórcios e comitê de bacia hidrográfica, além de organizações da sociedade civil, do governo estadual, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização dos Estados Americanos (OEA). O local da apresentação da versão final do diagnóstico e da II Oficina de Cenários será no Hotel Vale Verde, em Campo Grande. A apresentação será às 15h30 e as oficinas, em período integral.
Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do PERH-MS: www.semac.ms.gov.br
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo