X

Geral

Relatório do Banco Mundial culpa etanol norte-americano pela alta nos preços dos alimentos

Compartilhe:

A-

A+

Os biocombustíveis fizeram com que os preços dos alimentos subissem 75% no mundo todo, segundo um relatório confidencial do Banco Mundial filtrado pelo jornal britânico The Guardian que "absolve o etanol brasileiro".

O relatório precisa que os biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar, uma especialidade do Brasil, não tiveram um impacto tão forte como os do milho e de outros produtos.

Esses dados desmentem as afirmações do governo norte-americano de que os combustíveis de origem vegetal contribuem menos de 3% para a falta de alimentos, assinala o jornal.

Segundo algumas fontes, o relatório, concluído em abril, não foi publicado até agora para não colocar em apuros o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que atribuiu esse encarecimento fundamentalmente à alta do consumo de alimentos na China e Índia, e para evitar tensões entre a Casa Branca e o Bird.

O texto explica que "o rápido crescimento da renda nos países em desenvolvimento não se traduziu em um forte aumento do consumo de cereais e não contribuiu de modo importante à alta dos preços".

Até mesmo as secas na Austrália tiveram um pequeno impacto nesse fenômeno, assinala o texto, que atribui o maior impacto à forte demanda por biocombustíveis na Europa e Estados Unidos.

"Sem o aumento da demanda por biocombustíveis, as reservas mundiais de trigo e milho não teriam caído sensivelmente, e os aumentos de preços devidos a outros fatores teriam sido moderados", afirma o documento.

O relatório confidencial do Banco Mundial se torna conhecido em um momento crítico para as negociações multilaterais sobre a futura política mundial em matéria de combustíveis.

A escassez de alimentos pode ser um dos temas discutidos na próxima cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia), na próxima semana, em Hokkaido (Japão).

Segundo Robert Bailey, analista da fundação Oxfam, "os políticos parecem empenhados em esconder e ignorar as claras provas da importante contribuição dos combustíveis para as recentes altas dos preços dos alimentos".

O preço da cesta de alimentos examinada no estudo do Banco Mundial subiu 140% entre o ano 2000 e fevereiro deste ano.

Segundo o relatório, o encarecimento da energia e dos adubos contribuiu apenas 15% para esse aumento, enquanto 75% correspondem aos biocombustíveis.

"Esta claro que alguns biocombustíveis têm um enorme impacto no preço dos alimentos, comentou ontem à noite o ex-principal assessor científico do Governo britânico, David King.

"Ao apoiar os biocombustíveis, subvencionamos a alta dos preços dos alimentos em favor da mudança climática", disse King.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anastácio realiza Treinão pela Vida neste domingo

ESPORTE

Anastácio realiza Treinão pela Vida neste domingo

Evento promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com o Pantanus Runners Brasil, incentiva a prevenção e arrecada alimentos para apoiar a causa

Após impeachment, ex-presidente do Paraguai é colocado em prisão domiciliar

INTERNACIONAL

Após impeachment, ex-presidente do Paraguai é colocado em prisão domiciliar

Santiago Peña deixou o cargo em meio à crise do banco Ueno; vice Pedro Alliana assumiu o governo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo