X

Geral

Brasil e Argentina abolirão oficialmente dólar em suas trocas comerciais

Compartilhe:

A-

A+

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nesta segunda-feira (8) um acordo com sua colega argentina, Cristina Kirchner, que irá lançar oficialmente o uso de pesos (moeda argentina) e reais no comércio entre os dois países, abolindo o uso do dólar, segundo entrevista publicada hoje no diário argentino "Clarín".


"Vamos abolir o dólar como moeda em nosso comércio", disse o presidente. "É importante recordar que mais de 70% do que a Argentina exporta para o Brasil são produtos manufaturados. Isso significa mais valor agregado, mais produção, mais emprego. E isso representa um potencial extraordinário, porque a Argentina está em um processo de reindustrialização."


Lula disse ser importante que o Brasil e a Argentina vejam um ao outro como sócios, e não como competidores, ao ser questionado sobre a imagem que o Brasil projeta de tomar decisões autônomas em questões como as da Rodada Doha, por exemplo. "É muito importante que Brasil e Argentina se vejam não como competidores, mas sim como sócios (...) Acredito, trabalho e aposto na integração da América do Sul e com mais empenho no fortalecimento do Mercosul", disse Lula.


"A Argentina tem de ver o Brasil como um mercado de 190 milhões de habitantes, com o qual faz fronteira. Não são necessários navios e vôos de 14 horas para exportar. Basta atravessar uma ponte."


Sobre a Rodada Doha, Lula disse que o Brasil tem consciência do papel que desempenha, e de como combinar isso com a cooperação com a Argentina para sua recuperação industrial. "O Brasil tem claro que, quanto mais harmônica for sua relação com a Argentina, mas produtiva ela será, mais contribuiremos para fortalecer o Mercosul e a integração sul-americana."

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Prefeito de Bonito alinha ações com secretários e estabelece prioridades para 2027

PLANEJAMENTO

Prefeito de Bonito alinha ações com secretários e estabelece prioridades para 2027

Reunião abordou arrecadação municipal e andamento de projetos; prefeito orientou restrição de horas extras e diárias

Aquidauanense abre mão de disputar Série A após conquistar acesso

FUTEBOL

Aquidauanense abre mão de disputar Série A após conquistar acesso

Presidente confirmou a decisão e relatou dificuldades para conseguir apoio financeiro; Comercial pode herdar a vaga, enquanto CRA segue como representante de Aquidauana

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo