Aos 77 anos, Raimundo Pinheiro Bastos, morador de Selvíria, tem no Vale Renda uma importante ajuda para a compra do medicamento que precisa tomar. “Esse dinheiro ajuda muito, porque só a minha aposentadoria não dá”, relata. A família do aposentado é uma das 148 assistidas pelo programa de transferência de renda do governo estadual no município. Nesta quarta-feira (24), os beneficiários participaram da reunião socioeducativa mensal, que contou com a presença do governador André Puccinelli e da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib.
A auxiliar de serviços gerais Maria Aparecida Meneses, 54, depende de medicação diária, e é o Vale-Renda que dá a ela tranquilidade de que o remédio não vai faltar. “É uma bênção de Deus. Se não fosse esse dinheiro, eu não poderia comprar”. O que sobra, ela junta ao ganho do trabalho para comprar a alimentação e pagar as despesas da casa. “Se não tivesse esse Vale-Renda, a vida ia ser bem mais difícil. Eu ia estar tirando o dinheiro de um pacote de arroz pra poder comprar meu remédio”, diz.
É também para a saúde que a trabalhadora rural Sandra Aparecida da Silva Souza, 43 anos, destina boa parte do Vale Renda que recebe todo mês. O auxílio faz diferença para ela, que vive com três filhos, uma filha que está grávida, o marido e uma neta. “Esse dinheiro ajuda muito, na farmácia, nas compras do mês. E agora que o governo fez virar lei ficou bom, porque a gente tem certeza que vai receber sempre”, comemora. Sandra conta que o pagamento da décima terceira parcela, em dezembro, “foi um presente para todos da família, que passavam um Natal ruim”.
Já a preocupação de Rosa Carlina de Oliveira, também trabalhadora do campo, é com os quatro filhos, especialmente os gêmeos, que têm problemas de visão e são hiperativos. “Esse programa caiu do céu para nós, para comprar os remédios deles. Meu marido não está podendo trabalhar e a pensão que ele recebe é pequena. Esse dinheiro é o mesmo que um vale-remédio, é igual a um vale-gás, é uma coisa que ajuda muito a família a ter alimento na mesa”, ela afirma, mostrando o quanto o auxílio do programa social faz diferença. “Esse Vale-Renda transformou a vida das pessoas pobres aqui de Selvíria”.