X

Geral

Mato Grosso do Sul pleiteia mesmo repasse do FPE de Tocantins

Compartilhe:

A-

A+

A prioridade de Mato Grosso do Sul, no Congresso Nacional, é ampliar o percentual do FPE (Fundo de Participação dos Estados). Atualmente, com direito a 1,332%, o Estado recebe o quarto menor repasse do País.

A meta do governador André Puccinelli (PMDB) e da bancada federal, que discutiram o assunto nesta semana, em Brasília, é chegar a 4,3%, mesmo nível do Tocantins, o que significaria acréscimo de 226% no valor anual, dos atuais R$ 519,8 milhões para R$ 1,6 bilhão.

Os oito deputados federais e os três senadores sul-mato-grossenses querem aproveitar a mudança nos critérios técnicos da divisão do bolo, que deverá ocorrer até o fim de 2012, por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).

"A revisão servirá para que Mato Grosso do Sul tenha um pouco de recursos do FPE, já que o repasse é elaborado inversamente proporcional à renda per capita (quanto maior esta renda de um estado, menos recebe) e proporcionalmente à população (quanto mais habitantes, mais recebe)", explicou o senador Waldemir Moka (PMDB).  As informações são do Correio do Estado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo