X

Geral

Pesca esportiva liberada nos rios do Pantanal

Compartilhe:

A-

A+

Com expectativa de elevar em 25% o fluxo de turistas em Corumbá, a pesca esportiva está liberada a partir de hoje rios do Pantanal. Corumbá que tem a maior estrutura fluvial do Estado, retoma a discussão da nova e polêmica legislação, suspensa pela Justiça, e a necessidade de reordenamento do setor para a sobrevida do estoque pesqueiro e da própria atividade.

A venda praticamente esgotada dos pacotes para a temporada de oito meses foi amplamenta comemorada pelos empresários corumbaenses. Neste período a estimativa é de receber 2,5 mil pescadores nos cruzeiros pelo Rio Paraguai e nos pesqueiros. Contudo, o setor cobra medidas mais restritivas, como a cota zero, a suspensão da pesca ao dourado por três anos e a proibição da saída do pescado do município.

O aumento da procura pela modalidade pesque-solte em fevereiro – restrita ao Rio Paraguai -, segundo a Acert (Associação das Empresas de Turismo de Corumbá), reforça a posição do segmento em defender um plano de desenvolvimento sustentável que inclui, também, investimentos públicos e a atração de novos empreendedores para promover o turismo de natureza.

“Temos mais peixes nos rios, o pesque-solte foi um sucesso, só falta alterar a legislação”, afirma a empresária Raquel Amaral, que operou com seus dois barcos-hotéis em fevereiro comemorando novos clientes, vindos do Nordeste. “A Argentina e o Paraguai já adotaram a cota zero, estamos ficando para trás”, questiona.

O presidente da Comissão de Defesa do Pantanal (CDP), Orozimbo Decenzo, pioneiro da pesca esportiva, questiona o prefeito da cidade, Ruiter Cunha de Oliveira, pela demora em criar a lei que impedirá a comercialização do pescado fora do município, anunciada no ano passado para reduzir a pressão exercida pela pesca clandestina. “Se não proibir, acaba. Queremos a lei, chega de balela”, diz ele.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Prefeito vistoria estradas rurais e solicita melhorias em Bonito

INFRAESTRUTURA

Prefeito vistoria estradas rurais e solicita melhorias em Bonito

Problemas foram identificados nas regiões da Fazenda La Lima e Heráclio; serviços incluem cascalhamento e reparos em ponte

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo