X
Geral

Projeto leva indígenas de MS à Raposa Serra do Sol

Universitários tiveram oportunidade de conhecer mais sobre a própria história

Compartilhe:

A-

A+

Na busca pela própria história, quatro índios universitários de Mato Grosso do Sul participaram de uma oficina realizada pelo CIR (Conselho Indígena de Roraima), com o apoio do Projeto Rede de Saberes. O evento, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de julho, contou com a participação da primeira advogada indígena do Brasil, Joênia Wapichana, que esteve no mês passado em Dourados, participando do Encontro Temático Saberes Tradicionais e Científicos - Direito, realizado pelo Projeto.
 
A viagem foi uma grande oportunidade para os participantes conhecerem a Raposa Serra do Sul, uma das maiores áreas indígenas do país, situada no nordesde de Roraima. Um dos contemplados foi o índio Luiz Henrique Eloy Amado, da etnia Terena, bacharel em Direito. Nascido na aldeia Ipegue, em Taunay, distrito de Aquidauana, Luiz participou da oficina juntamente com os acadêmicos índios de Direito Vianey Turíbio e Genivaldo Vieira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e Sidney Albuquerque, que cursa Jornalismo na Universidade Católica Dom Bosco.
 
Há dois anos, a Raposa Serra do Sol foi reconhecida legalmente, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), como território indígena dos povos Makuxi, Wapixana, Ingaricó, Taurepang, Patamona e Sapará. A situação de conflito entre índios e não-índios é semelhante, em alguns aspectos, a vivida em Mato Grosso do Sul.
 
Projeto Rede de Saberes
 
O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana. Porém, acadêmicos das outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo projeto Rede de Saberes, que alcança assim mais de 600 indígenas universitários em MS.

O Rede de Saberes estimula e orienta a iniciação científica, têm laboratórios de informática, oferece cursos de extensão, monitorias e auxilia na cópia e impressão de material. O coordenador geral é o professor da UCDB, Doutor em História, Antonio Brand.
 
Estudos sobre os povos indígenas
 
Atualmente, há mais de 600 índios nas universidades de Mato Grosso do Sul, segundo estimativa do Projeto Rede de Saberes. Muitos dos universitários indígenas voltam seus estudos de conclusão de curso para as questões de seus povos. Eles pesquisam em suas próprias comunidades e até mesmo explorando casos mais distantes, marcam sua presença na universidade e colaboram de maneira singular na luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas, nos mais diversos âmbitos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo