X
Geral

MS terá ônibus itinerante contra o câncer

Veículo equipado com modernos instrumentos médicos vai visitar municípios do estado para que população possa realizar exames preventivos contra câncer de mama, colo de útero e pele

Compartilhe:

A-

A+

Moradores de municípios do interior do estado do Mato Grosso do Sul terão uma chance que a maioria dos brasileiros não tem: fazer exames gratuitos para detenção de 4 tipos de câncer. A partir de novembro, um ônibus completamente equipado passará a visitar, a cada 15 dias, uma cidade do estado ? em um total de 20 ? para que a população possa realizar os procedimentos de diagnóstico de câncer de mama, colo de útero e pele. 
 
A primeira cidade a ser visitada pelo Projeto Prevenção de Câncer ? Unidade Móvel (PPC-UM) será Camapuã, no dia 19/11. Duas semanas depois, será a vez de Rio Verde. A necessidade do projeto itinerante ficou explícita nas viagens de exploração que antecederam o projeto, quando não havia ônibus para ajudar a equipe formada por 10 pessoas, entre médicos, enfermeiros, radiologistas e técnicos em enfermagem. Na cidade de Bandeirantes, por exemplo, dos 120 exames feitos, a equipe detectou 17 casos suspeitos. Desses, 10 pessoas foram confirmadas com câncer e estão agora sendo tratadas gratuitamente pelo Hospital do Câncer de Campo Grande. Oito tiveram a sorte de descobrirem o tumor ainda em estágio inicial, o que multiplica as chances de sucesso no tratamento.
 
Para o coordenador do PPC-UM, Dr. Fabricio Colacino Silva, o projeto tem importante papel social. ?A população carente não tem acesso nem condição de ir a um centro de referência. E os números comprovam que são também menos diagnosticados?, afirma o especialista.  Segundo dados da Cassems, de 60% a 70% das pessoas não fazem exames preventivos. No caso específico das mulheres, metade não realiza os procedimentos ginecológicos necessários para detectar tumores em estágio precoce. 
 
O ônibus que servirá de base para a equipe tem dois andares. O atendimento será feito na parte de cima, que conta com mamógrafo, consultório oncológico e centro cirúrgico. Os profissionais viajam na parte de baixo. Todos são do quadro do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, mas a iniciativa tem o apoio e patrocínio da Cassems e da Roche, entre outras empresas.
 
Os 20 municípios serão visitados uma vez por ano para que o programa cumpra o que promete: detecção precoce de câncer. 
 
Calendário
 
19/11 ? Camapuã
03/12 ? Rio Verde
10/12/11 - Miranda

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo