X
Geral

Há 70 anos juntos Seo Garcia e Dona Tota não planejam mais, apenas vivem o amor

Para driblar a vigia e trocar juras de amor os dois se comunicavam por um diário

Compartilhe:

A-

A+

Dona Tota conheceu Seo Garcia em 1942. Na época ela tinha 16 anos e ele 20. Ela morava com os pais e os irmãos na cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul. O futuro marido havia ido servir o exército na cidade. Assim que se conheceram, se apaixonaram e começaram a namorar.

Mas, quem pensa que o namoro foi fácil se engana. Como todo relacionamento de antigamente, os dois eram muito vigiados pelos pais e pelos irmãos constantemente. Para driblar a vigia e poderem trocar juras de amor os dois passaram a se comunicar por um diário.

O livro de registro de memórias foi um presente dele para ela no Dia dos Namorados. O único que passaram juntos antes de se casarem. Foi em 12 de junho de 1943 e as comemorações foram em conjunto, na sala da casa. Os familiares ficaram todos reunidos em volta do casal vendo tudo e ouvindo o que diziam um ao outro. ?Era por meio deste diário que a gente se comunicava, que falávamos aquelas palavras que não podíamos dizer pessoalmente. O livro ficava uns dias comigo e uns dias com ele. Lá escrevíamos nossos sentimentos e segredos?, revela.

O casamento aconteceu em outubro de 1943, já são quase 70 anos de casados, conta dona Tota que diz que o amor permanece, porém mais maduro, sem tantos planos e sonhos e sim, vivendo cada dia. Até hoje, porém, seu Garcia costuma lhe entregar flores. "Ele sempre foi e continua sendo muito romântico", finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo