X

Geral

Mato Grosso do Sul não cumpre Lei de Acesso à Informação, aponta CGU

Dos 26 Estados e Distrito Federal apenas 15 e a Capital Federal cumprem a lei.

Compartilhe:

A-

A+

O Estado de Mato Grosso do Sul não está com a Lei de Acesso à Informação regulamentada. Isso é o que aponta um levantamento feito pela CGU (Controladoria Geral da União). Dos 26 Estados e Distrito Federal apenas 15 e a Capital Federal cumprem a lei que permite aos cidadãos acesso às informações públicas. A Lei vale para a União, Estados e Municípios.
 
Em Mato Grosso do Sul não foi localizada a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, nem página na internet para acesso dessas informações. A pesquisa mostra que há disponível apenas o Portal da Transparência do Governo do Estado.
 
Porém, as informações que contam nesse Portal não são detalhadas. Não é possível saber, por exemplo, quanto é pago por cada serviço às agências de publicidade, sendo divulgado somente o valor milionário do contrato como um todo. Não há especificações de produtos e seus preços unitários, nem valor de salários pagos aos servidores e suas respectivas funções.
 
Segundo a CGU, que é o órgão responsável pela implementação da Lei, o servidor público que se recusar a fornecer informação requerida, a fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente.
 
Mapa da Transparência
 
A CGU iniciou uma pesquisa em junho de 2013, fazendo um Mapa da Transparência no Brasil, com o objetivo de prevenir a corrupção nos poderes públicos e instituir um Brasil mais Transparente. O órgão é o responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei em todo o país.
 
Um levantamento está sendo realizado a partir de todos os sítios oficiais dos Estados e Municípios, para estabelecer um panorama do atual da regulamentação. A pesquisa alcançou todos os estados do Brasil e 254 cidades com população acima de 100 mil habitantes.
 
A verificação apontou que apenas o Distrito Federal e 15 Estados sendo Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, estão cumprindo a Lei, o que representa apenas 54% dos Estados e o Distrito federal.
 
Lei
 
A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e tem como objetivo garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público deve ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.
 
Com a medida, o Brasil passou a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público.
 
(Com informações do site Midiamax)
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Suspeito de tentar roubar celular na capital alegou dívida de R$ 700,00

Polícia

Suspeito de tentar roubar celular na capital alegou dívida de R$ 700,00

Jovem de 19 anos foi detido cerca de seis horas após a ocorrência; câmeras de segurança registraram a abordagem à vítima

Sessão em Corumbá destaca prevenção e histórias de superação do câncer

OUTUBRO ROSA

Sessão em Corumbá destaca prevenção e histórias de superação do câncer

Evento alusivo ao Outubro Rosa reconheceu profissionais da saúde, pacientes e voluntárias; diagnóstico precoce e atendimento humanizado foram destacados

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo