X
Fique atento

Sites privados cobram por agendamento de RG, mas serviço é gratuito pela Sejusp

Polícia Civil apura cobrança feita por sites

Compartilhe:

A-

A+

A população de Mato Grosso do Sul deve ficar atenta, há sites privados que estão cobrando taxa para fazer o agendamento para fazer RG (Registro Geral). Responsável pela emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, o Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul fez um alerta: o serviço que é totalmente gratuito no site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

O valor cobrado por estes sites tem gerado reclamações a quem precisa do serviço. Quem chega aos postos de identificação acreditando que pagaram pela segunda via do documento, descobrem que o valor não é o correspondente as quatro Uferms (R$ 121,48) para a emissão da segunda via.

“Decidimos alertar a população para tomar cuidado. O Estado de Mato Grosso do Sul não cobra nada para fazer o agendamento, e neste caso, é um particular que está fazendo isso”, destaca o diretor do Instituto de Identificação, Márcio Paroba.

A Sejusp informou que a Polícia Civil vai apurar o serviço praticado por estes sites para constatar se há eventual responsabilidade criminal. As pessoas que eventualmente se sentirem lesadas podem registrar boletim de ocorrências nas delegacias da Capital ou do interior. Ou ainda, procurar o Procon MS pelos canais: telefones 151 e (67) 9.9158-0088, site www.procon.ms.gov.br ou ainda pelo aplicativo MS Digital.

Em Mato Grosso do Sul, a emissão da primeira ou segunda via é feita diretamente no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br) ou pelo endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. Para quem vai fazer a primeira via, o RG é gratuito em Mato Grosso do Sul e em todo o país.

O Instituto de Identificação lembra que devido a pandemia do Covid-19, o serviço está com restrição. O agendamento exclusivo no site da Sejusp abre a cada duas semanas para novos pedidos do RG. O objetivo é evitar que haja aglomerações nos Postos de Identificação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo